Kris Pires ministra curso Canto Prático no Núcleo de Formação da Casa da Cultura

Fotógrafo: João Pires/LBF
08/07/2011 - 02h39

Cantar músicas populares, conhecer e aprender a controlar a voz com exercícios de respiração e vocalizes, e tomar gosto pelo canto e pela música – estes são alguns dos objetivos do curso Canto Prático, do Núcleo de Atividades da Casa da Cultura – projeto realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
Ministrado pela cantora Kris Pires, do Grupo Seresteiros, o curso Canto Prático, está com inscrições abertas na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, para as atividades deste segundo semestre. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, em dois períodos: das 14 às 15 horas, ou das 19h30 às 20h30. O custo mensal é de R$ 25,00.
O curso, na área de canto popular, tem como objetivo ensinar jovens, adolescentes e adultos a cantar de maneira correta através de técnicas básicas e conhecer mais sobre o repertório folclórico brasileiro, além de cuidar da voz como um todo.
Kris Pires lembra que “o principal objetivo do curso é cultivar o canto coral com uma nova roupagem, usando o corpo, e sendo acompanhado por instrumentos de percussão”.
A cantora destaca a preocupação com falta de informação sobre os cuidados que se deve ter com a voz. “Principalmente nessa faixa etária dos jovens, pois a falta de conhecimento pode fazer que a voz seja prejudicada. Esta é uma idade em que ela está se formando e o mal uso pode ser muito prejudicial”, justifica.
O desenvolvimento das aulas implica em: técnicas de relaxamento; aparelho fonador, cordas vocais e  respiração; respiração e relaxamento. Também, a saúde e higiene vocal, a boa postura e os vocalizes (exercícios de notas – arpejos, acordes e escalas) estão no programa, assim como a percepção auditiva e o ouvido inteligente.
Kris Pires foi  integrante como cantora, arranjadora e instrumentista do quarteto vocal Uniara, além de ter sido  regente do conjunto feminino Uniara.
Em 2001 iniciou aulas de viola com a prof. Edna Nogueira e entrou na Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara a princípio como violista e depois como violinista.
A cantora foi professora de Musicalização Infantil na escola COC e na Escola Harmonia e, hoje, é instrutora de canto coral no Projeto Guri pólos de Nova Europa, Tabatinga e Rincão e realizou várias oficinas culturais no projeto Lélia Abramo.
A sua formação musical ocorreu ao longo dos tempos com vários instrumentos e professores. Kris pasosu por aulas de piano, violão erudito, violão popular, guitarra/ baixo, solfejo, teoria, harmonia,canto coral, flauta doce soprano e contralto, bateria, iniciação musical, bandinha ritmica e musicalização infantil, canto, e regência.
A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, nº 909, no centro da cidade. Mais informações: 3333-1159.