Lei que institui Semana de Prevenção à SAF é de autoria do parlamentar Doutor Lapena; palestrante será o médico e vereador Dr. Helder
15/10/2015 - 04h52
Síndrome Alcoólica Fetal
A Semana de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal será marcada este ano por uma palestra sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas pelas gestantes, proferida pelo médico pediatra e vereador Dr. Helder Rizzo da Matta (PTB), nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, às 14h, no plenarinho da Câmara, com entrada gratuita. A lei 7570 que institui a semana é de autoria do também médico e vereador Doutor Lapena (PP).
“Neste período serão passadas orientações às gestantes em toda a rede pública de saúde, além de chamar a atenção para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas e demais substâncias psicoativas durante a gravidez”, diz Dr. Lapena. Estão previstas, ainda, reuniões, palestras, seminários e demais eventos com recursos obtidos mediante parceria com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o município.
A partir do próximo ano, a programação alusiva ao tema será feita no mês de setembro, por volta do dia 9 de setembro, data marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da síndrome. A alteração de 12 de outubro para 9 de setembro também foi sugerida pelo vereador Dr. Lapena, que conseguiu este mês também a aprovação de uma lei que obriga estabelecimentos que comercializam qualquer tipo de bebida alcoólica a fixarem placa advertindo sobre as consequências do consumo por mulheres em período de gestação ou amamentação.
De acordo com o vereador Dr. Lapena, o principal objetivo dessa lei é conscientizar a população da necessidade da prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal, já que a maioria das mulheres não sabe que está grávida até o segundo mês de gestação e pesquisas apontam que o bebê pode ser prejudicado pelo álcool durante qualquer estágio da gravidez.
O consumo de álcool durante a gravidez pode danificar o cérebro, o coração e os rins, além de outros órgãos do bebê. Nascidos com Síndrome Alcoólica Fetal podem apresentar ainda deformações faciais, restrição de crescimento, baixo peso e retardo mental, além de problemas de motricidade, aprendizagem, memória, fala, audição, anormalidades comportamentais e defeitos congênitos.
Aproximadamente 55% das mulheres adultas grávidas consomem bebidas alcoólicas. Para Lapena, não existe quantidade segura de bebida alcoólica durante a gravidez que garanta que o bebê não será afetado. Mas quanto maior a quantidade maior a risco. Assim, a melhor opção é não consumir nenhuma bebida alcoólica durante a gestação.
O evento tem o patrocínio do Rotary e apoio da Câmara Municipal e Sicred.