Araraquara: Especialista explica o atual crescimento econômico da cidade

Município registra aumento significativo de empregos e melhor distribuição de renda

08/07/2011 - 03h44

Atualmente, Araraquara passa por um bom momento econômico, resultado da estabilidade financeira que se consolidou a partir do Plano Real, implantado há 17 anos no país. Entretanto, o progresso quase sempre vem acompanhado do aumento da inflação, fenômeno que ocorre de forma paralela ao desenvolvimento.
Para o professor e coordenador do curso de Administração do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Eduardo Rois Morales Alves, uma das causas deste fenômeno é a demanda por serviços. 
“Quando aumenta a renda, aumenta a demanda. No Brasil, a oferta não cobre esta procura e isto gera pressões sobre a inflação”, afirma. Segundo o professor, esse aumento inflacionário significativo tem ocorrido nos últimos oito meses, se comparado aos índices dos anos anteriores.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas - FGV, Araraquara está na 67ª posição entre as cidades com maior renda no país e a tendência, de acordo com Alves, é progredir. “O município tem vivido um período econômico muito bom, beneficiado por investimentos de grandes empresas que proporcionam esse aumento de renda. Além disso, em um cenário nacional com grandes projetos, como o bolsa-família e a redução do desemprego, há uma melhoria das condições sociais”, diz.
De acordo com o professor, Araraquara está no caminho certo para despontar como uma das primeiras cidades na geração de renda. Alves destaca também que “os setores têxteis, imobiliários e de construção civil têm causado uma onda de prosperidade no município. Isso sem contar a produção de cana-de-açúcar, laranja e leite, já tradicionais na região. Tudo isso é ótimo para a sustentabilidade do crescimento local”, finaliza.