Atletas fazem história com o título internacional mais importante para o esporte coletivo de Araraquara; Equipe será recepcionada na cidade nesta terça, por volta das 13h
Fotógrafo: Tetê Viviani
10/11/2015 - 02h23
Invicta e com muita garra, a FerroviáriaFundesport venceu o Colo Colo, do Chile por 3 a 1, com dois gols de Tabatha e um de Barrinha, e conquistou a taça da VII Copa Libertadores da América no domingo (8), no estádio Atanásio Girardot, na região central de Medellín, na Colômbia. O público de aproximadamente 500 pessoas incentivou a equipe chilena e ao final aplaudiu o time de Araraquara durante a premiação promovida pela Conmebol. A equipe araraquarense é a primeira brasileira a conquistar o título em outro país, os outros campeões Santos FC (2009-2010) e São José (2011-2013 e 2014) venceram no Brasil.
Antes da final, o São José, de São José os Campos, empatou com a UAI Urquiza, da Argentina, por 1 a 1 e perdeu nos pênaltis por 5 a 6. As argentinas comemoram o bronze. O atual campeão mundial (São José) perdeu a vaga da final no confronto com a Ferroviária que venceu a semifinal por 1 a 0, já a Urquiza foi derrotada por 2 a 0, na outra semifinal, pelo Colo Colo.
Longe de casa há 14 dias e numa cidade distante 7.642 quilômetros de Araraquara, as atletas comemoraram o título com a comissão técnica e pessoal de serviço do Hotel Estádio Real.
A campanha da Ferroviária aponta quatro vitórias (5 a 0 Espuce - EQU, 4 a 0 Colón - URU, 1 a 0 São José - BRA e 3 a 1 Colo Colo) e um empate (0 a 0 Urquiza - ARG).
O Colo Colo, vice-campeão, chegou à final com o melhor aproveitamento da competição. Quatro vitórias, 4 a 0 Universitário (PER), 5 a 1 San Martin de Porres (BOL), 2 a 0 Formas Íntimas e 2 a 0 Urquiza (ARG) e perdeu a final, 1 a 3, para a Ferroviária.
O jogo
A Ferroviária tomou a iniciativa de atacar e logo aos 4 minutos esteve perto de abrir o placar com Tabatha passando da linha da bola cruzada por Nenê. O Colo Colo conseguiu o primeiro escanteio da partida, aos 12’, mas a cobrança passou longe da meta da goleira Amanda. Em seguida, a capitã Daiane, na grande área chilena bateu forte no canto direito de Christiane Endler que fez uma defesa segura. As Guerreiras Grenás insistiam no ataque e Tabatha concluiu por cima do gol, aos 17’.
Aos 20’, Tabatha rente a trave direita desviou de cabeça o cruzamento de Adriane Nenê abrindo o placar para a Ferroviária. Não deu tempo do Colo Colo reagir e novamente Tabatha mergulhou de “peixinho” para o marcar o segundo gol, que teve início com um desarme de Júlia Bianchi no setor direito, lançando Adriane Nenê que se livrou da zaga chilena, e cruzou na meia altura para a conclusão da gaúcha Tabatha.
Adriane Nenê novamente foi perfeita na assistência do passe para Barrinha se livrar da goleira Christiane Endler e rolar a bola para a rede chilena marcando o terceiro gol da Ferroviária, aos 44’.
A árbitra Maria Luiza Fortunato marcou pênalti na bola que bateu no braço da zagueira Mimi Souza, aos 46’. Com categoria, Glória Vilamayor bateu no canto direito alto de Amanda Carolina diminuindo a vantagem da Ferroviária para 3 a 1 e acabando com a marca de 402 minutos sem tomar gols da goleira afeana.
No segundo tempo, o time do técnico Leonardo Mendes fechou o meio campo e não se arriscou tanto ao ataque. Aos 77’,Yusmery Ascanio acertou o travessão de Amanda. A zaga das Guerreiras Grenás suportaram o desespero do Colo, inclusive a goleira Christiane Endler foi ao ataque, aos 89’, mas sem êxito até o apito final da argentina aos 90’+2.
A confraternização ao final do jogo entre atletas chilenas, argentinas e brasileiras vem o encontro da evolução do futebol feminino além-fronteiras.
“Salvamos um ano difícil para nossa equipe com a conquista do título e também da vaga para a Libertadores de 2016. Voltaremos as atividades no ano que vem quando disputaremos o Campeonato Paulista, o Brasileiro e novamente a Libertadores e talvez o Mundial”, projeta o técnico Leonardo Mendes.
A artilheira do jogo Tabatha elogiou o empenho da comissão técnica e das companheiras. “Nossa preparação foi intensa e suportamos todos os jogos com determinação, me senti bem em campo e compartilho a conquista com meus pais que moram no Rio Grande do Sul”, afirmou a gaúcha.
Regresso
A delegação campeã da América do Sul composta pelas atletas Amanda Carolina, Daiane Rodrigues, Mimi Souza, Ana Barrinha, Thais Helena, Nuty Silveira, Bruna Almeida, Adriane Nenê, Isabela Queiros, Cacau Fernandes, Naiarah Inojo, Paty Paduim, Kemily Matias, Thaini Dias, Juliana Cardoso, Tabatha Silva, Luana Sartori, Rafaela Cristina, Juliana Bianchi, Nicoly Silva, o técnico Leonardo Mendes, o fisiologista Márcio Ferreira, o preparador físico José Carlos Rosa, o fisioterapeuta Zequinha Belisário, o médico Leonardo Cunha, o coordenador de futebol Douglas Onça, o gestor César Molina e o repórter-fotográfico Tetê Viviani retornam ao Brasil nessa segunda-feira (9), saindo de Bogotá no voo das 22h.
A chegada ao aeroporto de Cumbica, em São Paulo, está prevista para a madrugada de terça-feira (9). Em seguida, a delegação seguirá de ônibus até Araraquara desembarcando por volta das 13h. Uma recepção está sendo organizada para receber a equipe na cidade.
Ficha Técnica
Ferroviária/Fundesport (Brasil) 3 x 1 Colo Colo (Chile)
VII Copa Libertadores da América na Colômbia – terceira fase – final
Estádio Atanásio Girardot, em Medellín
Data/horário: 8 de novembro de 2015/às 15h de Brasília
Público: 500 pessoas (não oficial). Renda: sem bilheteria
Arbitragem: Maria Luiza Fortunato (ARG)) auxiliada por Daiana Milone (ARG) – 1ª, assistente, e Carmem Desturto (PER) – 2ª assistente, e Melane Bermejo – 4ª árbitra
Gols: Tabatha, aos 20’ e 25’, e Barrinha, aos 44’ (Ferroviária). Glória Vilamayor, aos 47’, de pênalti (Colo Colo)
Ferroviária – Amanda Carolina; Daiane Rodrigues, Mimi Souza, Juliana e Ana Barrinha; Nicoly Silva, Júlia Bianchi (Luana)), Paty (Nuty) e Rafaela; Tabatha (Cacau) e Adriane Nenê. Técnico: Leonardo Mendes.
Colo Colo - Christiane Endler; Rócio Soto, Camila Sáez, Carla Guerrero e Geraldine Leytonz (Yusmery Ascanio); Cláudia Soto, Ynara Aedo, Francisca Lara e Melisa Rodriguez (Yessenia Hunteo); Glória Vilamayor e Fran Moroso (Paulina Lara). Técnico: Eduardo Miguel Lopes.
Cartões amarelos: Rafaela, Nicoly Silva e Mimi Souza (Ferroviária)