Vereador pede programa de assistência social para catadores de material reciclável

Para Lucas Grecco, pessoas atuam na informalidade sem nenhum amparo

12/07/2011 - 02h11

O vereador Lucas Grecco (PMDB) entregou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) indicação solicitando o planejamento e desenvolvimento de um projeto piloto, com o objetivo diminuir a carência social das pessoas envolvidas com a coleta de materiais recicláveis na cidade.
Lucas Grecco afirma no documento encaminhado ao chefe do Executivo, que Araraquara já possui várias empresas que ministram cursos para os seus trabalhadores, como a Cooperativa Acacia de Catadores, Coleta Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara e a Recicla Brasil. Para o vereador, a existência dessas unidades já é um passo dado para a implantação do projeto voltados a estas outras pessoas, que não são assistidas por nenhum programa de amparo social. 
“Com o projeto social funcionando, os órgãos municipais, e os convênios existentes com as empresas desse setor, os catadores autônomos e de baixa renda poderão receber orientações e treinamentos específicos para que tenham informações necessárias quanto ao valor de mercado de cada material coletado, além de orientações nas questões sociais”, afirmou o parlamentar.
Outro item também abordado por Lucas Grecco é sobre a inserção de placas de identificação nas casas dessas pessoas que diariamente trabalham na informalidade, mas que um dia poderão via a aderir ao sistema proposto. 
“Acredito também que o fornecimento de “bag’s” para colocar todo o material coletado e assim facilitar o recolhimento dos mesmos é sem dúvidas um método necessário para desencadeá-lo”, disse Lucas Grecco.