ALL realiza campanhas de segurança em Rincão e em Bueno de Andrada

Campanhas são promovidas pela empresa há nove anos e já atingiram mais de um milhão de pessoas

12/07/2011 - 02h14

Colaboradores da América Latina Logística (ALL), empresa que administra a ferrovia na região, realizarão, nesta terça-feira (12) mais duas campanhas de segurança em passagens de nível. Uma delas acontecerá a partir das 9 horas na cidade de Rincão, enquanto que a outra acontecerá no distrito de Bueno de Andrada, a partir das 11 horas. O objetivo da ação é minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens em cruzamentos dos principais municípios onde há circulação ferroviária.
Durante a ação, os voluntários abordarão motoristas, ciclistas e pedestres, que receberão orientações e material explicativo sobre os riscos de não obedecer à sinalização. Para as crianças que passarem pelo local, serão distribuídas cartilhas com linguagem lúdica.
 As campanhas de conscientização em PNs são promovidas pela companhia há nove anos e já atingiram mais de um milhão de pessoas. Neste ano, serão mais de 50 cidades beneficiadas pela iniciativa em todo o Brasil. “Buscamos orientar e conscientizar a população, lembrando que não se deve fazer qualquer atividade sobre os trilhos e que a linha férrea é uma preferencial. Atravessá-la sem parar é uma imprudência, com risco de morte”, diz a técnica em gestão da ALL em Araraquara, Maria Fernanda Viviero. 
Lei de Trânsito - De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de sete pontos na carteira e com multa de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). 
Diferentemente dos demais veículos, o trem precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.