IESA fornecerá equipamentos para as PCHs Segredo e Ilha Comprida, no Mato Grosso

12/07/2011 - 02h19

A IESA Projetos, Equipamentos e Montagens, um dos maiores complexos industriais da América Latina, com sede em Araraquara, fechou contrato com o Grupo Maggi no fornecimento de equipamentos Hidromecânicos e de Movimentação para a construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Segredo e Ilha Comprida, localizadas no município de Sapezal, no Mato Grosso. 
A empresa fornecerá, para cada PCH, 04 Comportas Ensecadeiras, 03 Comportas Segmento, 05 Comportas Vagão, 04 Grades Removíveis, 01 Ponte Rolante, 01 Pórtico Rolante e 01 Monovia. No total serão entregues 46 equipamentos, entre Hidromecânicos e de Movimentação. A IESA também irá fabricar, em parceria com a Andritz Hydro Inepar, 04 Turbinas e 04 Geradores. As duas PCHs estão situadas no Rio Juruena, entre as cidades de Sapezal e Campos de Júlio, no Mato Grosso, distantes cerca de 20 km. Juntas elas irão gerar 39.800 kW de potência para as cidades da região. 
“Conseguimos participar desse projeto, pois temos um histórico positivo na fabricação de equipamentos deste porte. Acreditamos que a construção dessas duas PCHs, no Mato Grosso, é muito importante para o país, pois irá auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região”, explica João Santos Barone, Gerente da Área de Geração & Hidromecânicos da IESA. A conclusão de entrega de todos os equipamentos está prevista para o início de 2012.

Função das Comportas e Grades

As comportas, que serão fornecidas pela IESA, estão divididas em três tipos: ensecadeira, segmento e Vagão. Juntas, elas possuem a função de proteger as turbinas e geradores da Casa de Força e controlar o nível do reservatório. As Comportas Ensecadeiras são utilizadas para o reparo, manutenção e inspeção em seco dos equipamentos e estruturas que fazem parte da PCH. 
As Comportas Segmento são aplicadas em vertedouros de barragens e descarga de fundo de grandes dimensões. São  acionadas por cilindros hidráulicos, que podem ser de tração ou compressão, dependendo da aplicação. Suas funções são de manutenção e controle do nível de água acumulada no reservatório da PCH. 
As Comportas Vagão têm o papel de interromper o fluxo d’água em condutos para manutenção das Turbinas, resultado de algum dano no Gerador, localizado na Casa de Força. Já as Grades Removíveis tem a função de impedir que detritos entrem no canal e danifiquem as Turbinas. Elas são limpas periodicamente, garantindo a segurança da PCH.  PCH
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 50 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km². As PCHs são instalações que resultam em menores impactos ambientais e se prestam à geração descentralizada.
Este tipo de hidrelétrica é utilizada principalmente em rios de pequeno e médio porte que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas. 
Por apresentarem custos e impactos ambientais bastante inferiores aos provocados pelas Usinas Hidrelétricas, as PCHs recebem tratamento diferenciado por parte do governo brasileiro, sendo incentivadas pelo órgão regulador nacional. Desta forma, as PCHs não precisam realizar licitação para obtenção de concessão, bastando apenas conseguir autorização da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. 
*Com informações do Portal PCH e Portal Lumina Energia