Oficinas do Centro de Referência Afro são destaques na abertura do Baile do Carmo

13/07/2011 - 02h31

As oficinas culturais realizadas no Centro de Referência Afro (CRA) são destaques na abertura das atividades do Baile do Carmo, com a participação do Grupo U-Elo e a Cia Afro Rhytmos. A abertura será realizada nesta quarta-feira (13), no Sesc-Araraquara, a partir das 20h30, antes do show da cantora Paula Lima (os ingressos estão esgotados).
O Grupo U-Elo foi formado há um ano por alguns integrantes dos grupos “Conceito Negro” e “Impacto Fatal”. Com mais de 20 composições próprias no estilo RAP e R&B, o U-Elo apresenta músicas de seu repertório, em aproximadamente cinco minutos. O grupo é formado por: DJ Alexandre Luiz (Alf Dee), Eder José da Cruz (Véio), Willian Roberto da Silva (Chacal), Erik Weverson de Souza e Silva (Chorão) e Saulo Roberto Daniel da Silva (Saulinho).
Já a Cia. Afro Rhytmos, criada em 2009 pelos alunos das Oficinas Culturais de Araraquara, apresentam, o resultado de suas pesquisas nas linguagens de teatro, dança e música. Integram o elenco da Afro Rhytmos: Bruna Porfírio, Lucilene de Oliveira, Marcos Fidenis, Natália da Silva e a educadora social Giovana Candido, professora das Oficinas Culturais Municipais. 
Desde 2009 as oficinas do CRA participam da abertura do Baile do Carmo, com o intuito de mostrar o trabalho realizado pelos professores e criar oportunidade dos alunos se apresentarem para o público da cidade. O CTA mantém a parceria com a associação que promove o Baile do Carmo, a fim de organizar as atividades, impulsionar e valorizar o resgate da cultura afro no município.
Para a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Centro de Referência Afro, Alessandra de Cássia Laurindo, Araraquara está num momento muito rico, em que novos talentos se revelam a cada dia. “Essa é  uma das oportunidades de mostrar pra cidade o que temos de melhor na cultura afro. É um orgulho imenso poder proporcionar, através da Coordenadoria, essa oportunidade juntamente com o Sesc, o Costa e a diretoria do Baile do Carmo, pois tenho certeza de que todos ficarão muito felizes em ver a qualidade das apresentações”.
A coordenadora lembra que a música “Soul Negro Sou Livre”, de autoria do compositor Araquem Petros e Alex Oliveira -  composta para as atividades comemorativas do mês de novembro - será executada na apresentação das Oficinas do Centro.
Vale destacar que a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, colaborou para as inscrições dos modelos no concurso e também nos ensaios técnicos do desfile que acontecerá durante a programação.
“A semana cultural Baile do Carmo é um dos eventos que mais movimentam o comércio e a rede hoteleira de Araraquara, já que os participantes vêm de vários lugares. Toda simbologia histórica e a valorização da comunidade negra fazem com que os 123 anos dessa festa agreguem cada vez mais pessoas que igualmente sonham com um mundo onde a igualdade é possível”, finaliza a coordenadora.