Prefeitura amplia rede de fibra ótica entre órgãos municipais

A Prefeitura de Araraquara concluiu, em julho, a nova ligação de fibra ótica que interliga o Data Center a órgãos municipais no Centro da cidade

13/07/2011 - 02h44

A Prefeitura de Araraquara concluiu, em julho, a nova ligação de fibra ótica que interliga o Data Center a vários órgãos municipais no Centro da cidade. 
Com investimento de R$ 78.214,12, a rede de conexão on-line foi ampliada e restaurada, já que em março o cabo de fibra ótica que fazia esta ligação se rompeu em decorrência das fortes chuvas, interrompendo alguns serviços prestados à população pelo Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e pelas bibliotecas municipais Mário de Andrade e Monteiro Lobato.
De acordo com o secretário municipal de Governo, Luiz Zaccarelli, “o cabo de fibra ótica que chegava até esses dois órgãos municipais era antigo, tinha mais de 12 anos e não resistiu às chuvas”.  

Novas conexões
A Prefeitura aproveitou a oportunidade para ampliar o atendimento, integrando novos órgãos à rede. 
Passaram a estar conectados ao Data Center no Paço Municipal o Velório Municipal, a Farmácia Popular, a Coordenadoria DST/Aids, a Gerência de Educação Permanente. A futura Maternidade Gota de Leite também contará com essa estrutura. “A ampliação da rede proporcionará à Prefeitura uma economia de mais de R$ 2 mil por mês, pois eliminará gastos com conexões de internet para esses departamentos”, explica Zaccarelli.
Segundo a gerente da Biblioteca Mário de Andrade, Célia Longobardo, durante o período de restauração do sistema, a biblioteca buscou alternativas e continuou operando sem prejudicar os usuários. “Agora, já restabelecemos todas as nossas operações, tanto na parte administrativa quanto na parte técnica”, acrescentou a gerente.