Prefeitura estende o Saúde na Praça a moradores de rua

Desenvolvido pela Fundesport, projeto ministra atividades físicas em entidade do bairro Quitandinha

Fotógrafo: João Pires/LBF
13/07/2011 - 13h48

Por sugestão do prefeito Marcelo Barbieri, a Fundesport ministra atividades físicas para moradores em situação de rua atendidos pela Associação Promocional Santo Padre Pio, entidade filantrópica fundada há quatro anos no Bairro Quitandinha, em Araraquara.
Estas atividades integram o projeto Saúde na Praça da Fundesport - órgão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura – desenvolvido em diversos bairros de Araraquara, principalmente para pessoas da 3ª idade, junto com o projeto Escolinhas de Esportes, direcionado a crianças e adolescentes. 
Ministradas todas as terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, as sessões no Quitandinha se estendem a moradores do próprio bairro, voluntários e colaboradores da Associação. Nestes mesmos dias da semana, das 8h30 às 9h10, as atividades são oferecidas também a moradores do Lar Francisco de Assis, que fica no mesmo bairro.   De acordo com o secretário de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport, Jair Martineli, a parceria com a Associação Papa Santo Pio foi efetivada após “a iniciativa do prefeito Marcelo em expandir o projeto Saúde na Praça para outros pontos da cidade”. 
Um dos coordenadores das Escolinhas de Esportes, o professor de educação física Luís Roberto Miranda explica que as sessões também objetivam a reintegração social dos moradores em situação de rua. 
 “Há um clima de interatividade, porque pessoas da própria comunidade do bairro participam das sessões sem qualquer preconceito”, diz Miranda. Outros moradores do bairro que queiram participar do projeto também podem se inscrever para as sessões. 
Órfão de pai e mãe desde os nove anos de idade e semi-analfabeto, o serviços gerais A.L.L, 34, diz que, após consumir muito álcool e outras drogas, está se “reencontrando com a vida” ao ser atendido pela entidade. 

Associação
Fundada em maio de 2007, pela empresária e voluntária Magda Regina Gomes Leite, a Associação Padre Santo Pio atende atualmente a 22 moradores em situação de rua, todos do sexo masculino e de diferentes idades. 
Contando com recursos materiais oferecidos pelos voluntários, que doam alimentos, roupas e calçados, e realizam bazares para bancar outras despesas mensais, Magda destaca a parceria com a Prefeitura com o Saúde na Praça. “Além de melhorar as condições físicas, o projeto eleva a auto-estima dos participantes”, ressalta.  
O apelo da Associação, presidida por Bento Gregório de Jesus e instalada em prédio cedido temporariamente, é pela colaboração de outros setores da comunidade. 
A proposta é  manter por mais tempo os moradores no local, a maioria envolvida com problemas de alcoolismo, para que possam ser encaminhados para tratamento e na sequencia disputar o mercado de trabalho.  “Os voluntários acolhem as pessoas, dão noções básicas de higiene, alimentação e estadia e, como contrapartida, cobram disciplina”, lembra Magda Leite. 
Os próprios moradores são responsáveis pela manutenção e limpeza do prédio e da preparação dos alimentos que consomem, além de participar de outras atividades, como cursos de alfabetização e de música, e em cultos religiosos. A Associação fica na Avenida Presidente Vargas, número 2386, com telefone (16) 3332-9400.