Parceria prevê melhorias no setor de hoteleira e gastronomia em Araraquara

13/07/2011 - 13h49

Reuniram-se no Sindicato dos SInHoRes (Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Araraquara e Região) representantes do Banco do Brasil, SENAC, SEBRAE, Centro Paula Souza e Coordenadoria de Turismo.
As entidades se reuniram com o intuito de buscar o aperfeiçoamento no atendimento e qualidade do setor. O evento teve como principal assunto a aplicação de atitudes sustentáveis e a necessidade de melhorias. Melhorias estas que não fiquem apenas em papéis engavetados. José Carlos Cardozo, presidente do Sindicato do SinHores afirma: Há carência de mão-de-obra qualificada em nosso setor. Foram apontados, ainda, problemas como a escassez de equipamentos tecnológicos, recursos e investimentos, o que impede o fortalecimento do setor.
Qual é a referência gastronômica de Araraquara? É necessário que todos saibam as preciosidades dos quitutes e pratos feitos em nossa cidade. Conhecer que aqui não é apenas a Morada do Sol, mas também a Morada do Sabor.
Depara-se com uma grande indagação: como conseguir esse feito? Uma saída é estimular os comerciantes, fazendo com que estes estejam dispostos a possuírem o novo, o moderno e, consequentemente, o melhor. Para isto, as entidades estão dispostas a trabalhar em um projeto que seja eterno. Contudo, importante fazer a ressalva de que este não é apenas mais um projeto que tem início, mas não continuidade. O objetivo é que ele perdure até alcançar o ápice no aprimoramento do setor, fazendo com que os serviços colocados a disposição da cidade e de seus visitantes sejam de altíssima qualidade.
Atendimento individual ao empresário, cursos de aperfeiçoamento aos funcionários, subsídios bancários, adaptações para cadeirantes e deficientes visuais e a inclusão de pelo menos mais um idioma dentro dos estabelecimentos. Essas são algumas soluções para melhorar a qualidade nos serviços.
Os presentes enfatizaram a importância da união de todas as entidades presentes para o desenvolvimento do setor hoteleiro e gastronômico de nossa cidade e o sucesso dessa parceria se daria a curto, médio e longo prazo. É importante salientar que esse projeto está aberto a todas as entidades que queiram participar, dando assim sua contribuição para uma Araraquara ainda melhor!Todos têm a mesma preocupação, mas faltava um braço forte, salientou a Coordenadora de Turismo do Município, Eneida Toledo. O grupo voltará a se reunir no próximo dia 27 as 9h na sede do SinHores.