Prefeito Marcelo prestigia posse de Dimas Ramalho como presidente do Tribunal de Contas

Fotógrafo: Sergio Pierri
22/02/2016 - 23h47

Política

O conselheiro Dimas Ramalho tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), nessa segunda-feira (22), na capital paulista, no salão nobre da Faculdade de Direito no Largo São Francisco. Também foram empossados como vice-presidente Sidney Estanislau Beraldo e o corregedor Renato Martins Costa. Dimas assume no lugar da conselheira Cristiana de Castro Moraes.

O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou a solenidade que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin.

O novo presidente do TCE-SP falou em seu discurso sobre suas trajetórias de vida e profissional. Bastante emocionado, Dimas Ramalho relembrou histórias de sua infância e juventude passadas em Taquaritinga com seus pais, formação acadêmica na Faculdade de Direito da USP e atuação profissional. Agradeceu em especial seus pais, esposa e filhos pela compreensão e companheirismo. Segundo o presidente, a posse no TCE-SP  “é uma celebração à democracia e ao pluralismo".

Ao final de sua fala, Dimas Ramalho leu uma carta que seu pai lhe deixou após ser aprovado no concurso para Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, na qual deixou conselhos e ensinamentos.

Para o prefeito Marcelo, é um orgulho para Araraquara a posse do conselheiro Dimas Ramalho como presidente do TCE-SP. “Vivemos um momento importante e ter Dimas Ramalho como presidente é motivo de orgulho e reconhecimento pela sua história. Com certeza, Dimas conduzirá o TCE com muita responsabilidade e com a credibilidade que a função exige”, afirmou o prefeito.  Uma grande delegação de Araraquara formada pelos secretários Aluisio Braz, Boi (Governo, Comunicação e Esportes), Delorges Mano (Administração e Jurídico), Renato Haddad (Desenvolvimento e Cultura), entre outros secretários, vereadores e autoridades da cidade compareceu ao evento.

O governador Geraldo Alckmin parabenizou o presidente Dimas por sua trajetória e desejou todo sucesso frente ao TCE-SP no mandato de 2016.

A posse do presidente Dimas Ramalho foi prestigiada por ministros, deputados, senadores, magistrados, militares, conselheiros, prefeitos, vereadores e convidados.

 

Currículo 

O novo presidente do TCE-SP, que nasceu em Taquaritinga (SP) em 13 de agosto de 1954, é casado com Andréia Cássia Ramalho e pai de Horácio Ramalho Neto e Marcelo Augusto Ramalho, exerceu diversas atividades jurídicas e políticas antes da nova função.

Vale destacar que Dimas Ramalho formou–se em 1979, em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) - Largo São Francisco.

 

Atividades políticas 

Dimas foi eleito três vezes deputado estadual pelo PMDB-SP, exercendo o cargo entre 1992 e 2002, na Assembléia Legislativa (Alesp). Posteriormente, também foi eleito três vezes deputado federal, pelo PPS-SP, atuando no Congresso Nacional de 2003 a 2015.

Paralelamente à condição de parlamentar, de 1996 a 1998 foi secretário de Habitação do Estado de São Paulo; e de 2007 a 2009, secretário municipal de Serviços na Prefeitura de São Paulo.

Também ocupou outras funções, como parlamentar do PPS-SP, como a de líder na Assembléia Legislativa de São Paulo (2001); vice-líder na Câmara dos Deputados (2003-2004), além de secretário geral no Estado de SP (2005-2006) e líder novamente na Câmara dos Deputados (2007-2010).

Ainda como deputado estadual ou federal, compôs diversas comissões, na Assembléia Legislativa de São Paulo e no Congresso Nacional em Brasília, sempre atuando em defesa da população.

 

Outras ações 

Antes de abraçar a carreira parlamentar, Dimas Ramalho foi eleito, em 1977, representante do corpo discente junto a Congregação da Faculdade de Direito (USP); em 1978, presidente do Centro Acadêmico “XI de Agosto”, Faculdade de Direito da USP; 1984-1986, diretor do Escritório Regional de Governo em Araraquara; 1987, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo; 1987 – 1988, secretário adjunto da Secretaria de Esportes e Turismo; 1989 – 1990, diretor de Projetos Especiais, FDE, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; 1991 – 1992, vice-presidente da então “Nossa Caixa, Nosso Banco”, hoje Banco do Brasil.

 

Atividades jurídicas 

Em 1980: ingresso no Ministério Público e Promotor Público Substituto da 61ª.Circunscrição Judiciária. Batatais (SP); 1983: Promotor de Justiça de Queluz (1ª. Entrância), Promotor de Justiça de Ubatuba (2ª. Entrância). Promotor de Justiça de Osasco (3ª. Entrância).

Ano de 1984: 72º Promotor de Justiça da Capital (Entrância Especial); 1992, 7º Promotor de Justiça Militar (Entrância Especial). 1994, Procurador de Justiça. Denominação alterada para 34º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal (23 de setembro de 2010).

A partir de 2012, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; 2014, Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Ainda, de 1984 a 1994, o agora presidente do TCE foi professor de Direito Constitucional, no Centro Universitário de Araraquara - Uniara.