Atendimento móvel do Sebrae busca ampliar a formalidade

Fotógrafo: João Pires/LBF
14/07/2011 - 03h20

A unidade móvel do Sebrae-SP, com apoio da Prefeitura, atenderá interessados em abrir um pequeno empreendimento ou melhorar os próprios negócios até as 17h desta quinta-feira (14), na Praça Santa Cruz, região central. Araraquara é a primeira cidade do interior do Estado a receber a ação de expansão dos planos de atendimentos do Sebrae.
O objetivo da ação iniciada nesta quarta-feira (13), segundo a analista do Sebrae Elisângela Doroteu, é ampliar o atendimento na orientação sobre gestão empresarial, fomentar a formalidade dos empreendedores individuais e orientar os novos candidatos a abrir um negócio.
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, o prefeito Marcelo Barbieri criou a Sala do Empreendedor para agilizar a expedição de alvarás, facilitar a formalidade e incentivar o fomento de novos empreendimentos na cidade.
 “Essa ação do Sebrae, de estar mais perto dos empreendedores, formais e informais, vem ao encontro das propostas de governo do prefeito em incentivar a formalidade que gera benefícios sociais, tais como o direito a aposentadoria, auxílio maternidade e  mais recursos para investimentos ”, observou Merlos.
Valter Merlos também destacou a qualificação dos trabalhadores por meio de cursos profissionalizantes realizados pela Prefeitura em parceria com o Sistema S (Senai, Sesi e Senac) que já formaram mais de 2.500 profissionais. “Depois de começarem a trabalhar por conta própria, muitos procuram a formalização junto ao EI”, concluiu.Os 18 comerciantes instalados na Praça Santa Cruz receberam convites dos analistas do Sebrae para conhecerem os serviços disponíveis e mostraram interesse pela formalização.
É o caso do comerciante José Luiz que trabalha com artesanato e gravações em diversos materiais. “Já tive micro empresa e não suportei a carga de impostos. Agora, com o EI, Empreendedor Individual, pretendo me incluir neste programa”, afirma, Luiz.
O EI possibilita a formalização de empreendedores autônomos, com receita bruta de até R$ 36 mil por ano. Atualmente, segundo o Sebrae-SP, existem mais de 400 atividades listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O empreendedor individual poderá emitir notas fiscais e ter um empregado com carteira profissional assinada.
Nos próximos dias 2, 3 e 4 de agosto, a unidade móvel estará  na rotatória da Rua Mauricio Galli, Setor I do bairro Selmi Dei para atendimento aos bairros da região nordeste Adalberto Roxo, Serra Azul, Indaiá, Zavanella e São Rafael I e II. 

Mutirão
No dia 11 de agosto, será realizado na sede regional do Sebrae, na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 2903, o Mutirão de Formalização do Empreendedor Individual (EI). A programação constará de palestras e plantão de informações para formalização e inscrição no Portal do Empreendedor, com acompanhamento de profissional habilitado. Se o participante optar pela adesão ao EI poderá fazê-la gratuitamente no local.
O objetivo é orientar empreendedores sobre a criação de negócio próprio ou para quem já atua na informalidade, sobre os benefícios do enquadramento como EI - Empreendedor Individual, regime criado pela Lei Complementar nº. 128, de 19/12/2008.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3332 -3566 ou na sede do Sebrae Araraquara.