Fotógrafo: Sergio Pierri
11/03/2016 - 17h37
Tecnologia LED
Com investimento de R$ 530 mil oriundos de recursos do próprio Município, por meio da Contribuição de Iluminação Pública (CPI), o prefeito Marcelo Barbieri entregou na noite de quinta-feira (10), a remodelação no sistema viário da Alameda Paulista que conta com luminárias LED, semáforos com temporizadores, mais rampas de acessibilidade e moderna sinalização horizontal e vertical.
“A Alameda Paulista é a primeira via de Araraquara com iluminação LED, que é mais eficiente e econômica. É um marco na história da cidade”, disse o prefeito, que completou ainda: “a remodelação do corredor comercial da Alameda é um reconhecimento aos moradores e aos pioneiros comerciantes que lutaram pelo progresso dessa região”.
Marcelo mencionou as várias etapas da obra desde a transferência do estacionamento da Alameda para as vias trasnversais, que teve reflexo imediato na melhoria da fluidez do tráfego; a engenharia dos novos semáforos e a união das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da subprefeitura da Vila e da Câmara Municipal que contribuíram na remodelação da principal via da zona Leste.
Além das melhorias na Alameda Paulista, o vice-prefeito e coordenador da Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, elencou várias intervenções na cidade que contribuíram para uma quede de 80% nos índices de atropelamentos.
“Retiramos as ilhas da Nove de Julho, remodelamos as rotatórias da Luiz Alberto, da 7 de Setembro com a Via Expressa, instalamos modernos semáforos na Mauricio Galli, Avenida Padre Francisco Colturato, entre outras intervenções no trânsito”, relatou Coca.
O vereador William Affonso enalteceu a gestão do prefeito Marcelo, que avança entregando obras enquanto outros municípios enfrentam dificuldades. “A iluminação da Alameda Paulista é de uma cidade moderna”, opinou.
“Antes estava difícil enfrentar o trânsito na Alameda e agora, remodelada, ganha um novo vigor para o comércio e para a população”, resumiu o subprefeito da Vila Xavier, Silvano Drago.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, explanou um breve relato técnico das melhorias na Alameda com destaque para a economia proporcionada pela tecnologia LED. “Substituímos, no trecho da Luiz Alberto até a Vaz Filho, 173 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED e removemos 173 reatores de 37 Watts gerando menor consumo por unidade. A economia mensal será de R$ 5.280,00 e em sete anos atingirá o valor o investimento”, projetou.
Outras vantagens da iluminação LED apontadas pelo gerente municipal de Iluminação Pública, engenheiro Alex Miranda, enfocam “a durabilidade (mais de 50 mil horas), a uniformidade, baixo índice de manutenção, mais visibilidade para pedestres e motoristas, mais segurança para a população e ampliação de 230% no índice luminotécnico na via pública.
Também prestigiaram o ato solene os secretários Aluisio Braz, Boi (Governo, Esporte e Lazer e Comunicação), José Antônio Delle Piagge (Meio Ambiente), Edélcio Tositto (Desenvolvimento Urbano), Renato Haddad (Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável) e os vereadores Jeferson Yashuda e Geani Trevisoli
Aprovada
Estabelecido há 22 anos na Alameda Paulista, o comerciante Adail Stromayer aprovou a remodelação. “O trânsito flui melhor e a noite está bem mais claro e seguro”, avaliou.