Câmara repassa 250 vídeos produzidos na Casa para Museu de Imagem e Som (MIS)

Parte da memória recente do Legislativo da cidade poderá ser pesquisado agora no MIS

Autor: Thiago Diniz
Fotógrafo: João Pires/LBF
16/07/2011 - 02h41

Depois de criterioso levantamento realizado pelo Setor de Imagem e Som da Casa, a Câmara Municipal de Araraquara repassou 250 fitas VHS de seu acervo à Secretaria Municipal de Cultura.
Com cerca de 800 horas de gravação, as fitas reúnem eventos dos mais diversos realizados no Legislativo araraquarense desde o ano de 2002, como Prestação de Contas de vereadores, Parlamento Jovem, Comissões Especiais montadas durante o período e Audiências Públicas, dentre outros.
O material, quase todo ele editado, retrata grande parte da vida Legislativa de Araraquara dos últimos nove anos e, de acordo com informações de Willian Miagui, um dos responsáveis pelo Setor de Imagem e Som da Câmara, as fitas encontram-se no mais perfeito estado de conservação.
“Todo o material produzido pelo Setor de Imagem e Som da Casa fica acondicionado em armários de aço, com temperatura ambiente e em lugar seco, o que garante a preservação das fitas por longa data”, ressaltou Willian.  
Já o presidente da Câmara, vereador Aluizio Brás, o “Boi” (PMDB), explicou que o repasse do material para a Secretaria de Cultura acontece por dois motivos: a garantia de que as imagens e eventos estarão eternizados na história da cidade, e também por falta de espaço no Palacete Carlos Alberto Manço, sede do Legislativo.
“Assessoria de Imprensa realizou levantamento detalhado e apurou que a Casa conta atualmente com centenas de eventos gravados, e que muitos deles, por retratarem Sessões Ordinárias e Solenes, devem continuar nos nossos arquivos, mas, outros, também não menos importantes, precisam ser conservados para a posteridade. O caso, é que como implantamos a TV – Câmara, com produção própria da programação exibida, o Setor precisa de mais espaço, o que não temos no momento” – a Presidência, atendendo a uma solicitação do Setor de Comunicação da Casa, adquiriu um novo micro para edição de vídeo.
Por isso mesmo, e porque o Setor de  decidiu-se pelo repasse do material para a Secretaria Municipal de Cultura, já que a Pasta reponde também pelo Museu de Imagem e Som, o MIS, onde está armazenada grande parte da memória gravada e editada em vídeo e em fotos de Araraquara.
“Estou honrada em receber todo este material da Câmara, e tenho a convicção de que o acervo do MIS estará ainda mais valorizado depois de hoje. É importante dizer, também, que as fitas estão indo para o lugar certo, porque é no MIS que devem estar as imagens como essas, que ajudaram na construção da história da cidade”, afirmou a titular da Secretaria da Cultura, Euzania de Andrade, no momento em que recebia o material das mãos do presidente da Câmara, vereador Aluizio Bráz (Boi).
Euzania revelou ainda que todo o material já está disponibilizado à população pelo MIS, tanto para pesquisa, quanto para cópias.