Câmara vota autorização para crematório e cemitério vertical na cidade

Proposta da Prefeitura acata sugestão do vereador Aluisio Braz

19/07/2011 - 01h59

Araraquara prepara condições para ter crematório e cemitério vertical. É o que pretende projeto de Lei enviado pela Prefeitura para discussão e votação dos vereadores na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 19, a partir das 15 horas no Plenário da Câmara Municipal. O Executivo justifica que a iniciativa é adotada em larga escala por cidades de grande e médio porte, e visa racionalizar os espaços públicos ocupados pelos cemitérios comuns, além de contribuir com as causas de saúde pública e preservação do meio ambiente.
O projeto não se restringe à criação das condições para a implantação do crematório, e mostrasse amplo, ordenando as condições e regras para a execução do serviço, como a manifestação, ainda em vida, do interesse do falecido ou de seus familiares, na cremação. Prevê ainda que a cremação poderá ser determinada pelas autoridades sanitárias em caso de calamidade pública, e veda o lançamento das cinzas ao vento, nos leitos de água, jardins e locais públicos, além de diversos outros dispositivos. A idéia foi proposta ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) pelo presidente da Câmara, vereador Aluisio Braz (PMDB).
Retorna à Ordem do Dia, depois de ter a votação adiada por pedido de vistas, o projeto de autoria da vereadora Márcia Lia (PT), que estabelece cotas nos Programas de Habitação de Interesse Social no município. A cota é de no mínimo 5%, e destinada às mulheres em situação de violência doméstica.
Quatro matérias tratam de denominação de vias públicas no município. O projeto da vice-presidente da Câmara, vereadora Juliana Andrião Damus (PP), atribui o nome Avenida Maria Ferreira Leite Dantas Á uma via do loteamento Jardim Maria Luiza V. O vereador Pastor Raimundo Bezerra (PP) denomina Avenida Marks Jan, para outra via do mesmo empreendimento imobiliário. O segundo secretário, vereador Doutor Lapena (sem partido), apresenta projeto que atribui o nome Avenida Paulo Patreze, à mais uma via do Jardim Maria Luiza V. E, o vereador Fernando César Câmara, o Galo (PV), denomina Avenida Professor Oscar Augusto Guelli, à uma via do loteamento Jardim das Acácias.
Os vereadores Elias Chediek (PMDB) e Pastor Raimundo Bezerra, são autores de requerimentos pedindo que textos jornalísticos façam parte do arquivo histórico da Câmara Municipal, respectivamente para a matéria da jornalista Manoela Marques, intitulada “Beto por ele mesmo”, e de autoria do jornalista Matheus Vieira, com o título “Os alienígenas ganharam”.
A Prefeitura enviou até o início da noite de segunda-feira, dois pedidos de inclusão de matérias para votação nesta sessão. Uma das proposituras homenageia a saudosa Artesã, Marlene da Silva Fernandes Ventriglia, atribuindo seu nome a Área de Lazer do Jardim Maria Luiza I, que será construída pela Prefeitura. O outro pedido se refere à uma alteração na composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN.