Alunos da rede municipal de ensino participarão de programa ambiental apresentado por Galo

Vereador apresentou idéia que aproxima alunos da riqueza natural de Araraquara

19/07/2011 - 02h02

O vereador Fernando César Câmara – Galo (PV) vai apresentar na Sessão Ordinária desta terça-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal, um programa de visitas que alunos da rede municipal de ensino farão a algumas ruas, praças e parques públicos da cidade, para o reconhecimento da natureza em meio a espaços urbanos. O programa envolve parceria entre as secretarias da Educação, do Meio Ambiente e da unidade do SESC no município, e surgiu depois da confecção da cartilha Passeio Verde, feita pelo SESC em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.
Depois de conhecer o guia do SESC, Galo manteve reuniões com a direção da entidade na cidade, e com o Secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho, e Gelson Caldeira Dantas, representante da Secretaria do Meio Ambiente, na ausência do secretário Genê Catanozzi, em férias. “É uma oportunidade de os alunos apreciarem a riqueza natural que temos no nosso cotidiano, e que muitas vezes nem nos damos conta disso”, relata Galo.
“Queremos aumentar a sensibilidade dos indivíduos, muito jovens ainda, mas que um dia conduzirão nossa sociedade. E eu acredito que temos que dar condições para que tenham plena consciência da necessidade de cuidarmos melhor da natureza”, relata. O guia contém espécies encontradas no trajeto entre a Praça da Igreja Matriz, o marco zero da cidade, até a unidade do SESC, no bairro do Carmo. E surpreende na apresentação ao mostrar, que apesar da pequena distância do trajeto, há uma rica diversidade de espécies, tanto nas praças, quanto nas calçadas.
O roteiro é feito partindo da Praça da Matriz, onde são identificados Pitangueira, Quaresmeira e Alfeneiro. Na Praça da Independência, há Alecrim-de-campinas, Pau-brasil e Cafeeiro. Na Rua Voluntários da Pátria, Oitis. Na Praça Pedro de Toledo, Monguba, Pau-ferro, Ipê-amarelo, Paineira e Pata-de-vaca.  Na Praça defronte à entrada do antigo Estádio Municipal da Rua Humaitá, tem Coqueiro-da-bahia, Magnólia-amarela e Flamboyant. Na Praça do Carmo, Sibipiruna, Falsa-seringueira, Ipê-roxo, Anda-assú, Castanha-do-maranhão. Próximo Dalí, na Avenida Sete de Setembro tem Palmeira-real. Na Rua dos Libanezes, Aroeira-salsa. Na Avenida Djalma Dutra, Ipê-do-jardim e Murta. E finalmente, na área interior do SESC, Tipuana, Canafistula, Algodoeiro-da-praia, Palmeiras-jerivá, Palmeiras-rabo-de-peixe e Espatódea.
“E isso é só uma pequena parte da riqueza de diversidades que nossa cidade abriga”, afirma Galo, que apresentará na Sessão Ordinária, o desenvolvimento de um programa de visitas, envolvendo a programação do Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara - Ceama. Os alunos da rede municipal de ensino alternarão visitas ao Ceama e ao Passeio Verde, conduzidos por Simone Cristina de Oliveira, Gerente de Política para Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. Os participantes receberão o guia elaborado pelo SESC, que apresenta informações e fotos das espécies identificadas no passeio. “Acredito que aprender a identificar algumas espécies vai aproximar ainda mais os alunos da natureza, dando condições para que prestem mais atenção na vida que os cerca, e como conseqüência, ter iniciativa de cuidar melhor dela”, conclui Galo.