12/05/2016 - 23h29
A Ferroviária não conseguiu fazer valer a vantagem do empate, construída na primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro (05/05), quando venceu o Flamengo por 2 a 1, na Arena da Fonte. No jogo de volta, na noite de ontem (11/05), no Rio de Janeiro, as cariocas fizeram 1 a 0 e, pelo gol marcado fora de casa, conquistaram a vaga para a final do torneio.
Flamengo e Rio Preto se classificaram e decidirão o Brasileiro. Também na noite de ontem (11), o Rio Preto venceu o São José por 1 a 0 e eliminou as joseenses.
O jogo
Precisando do resultado, o Flamengo tomou a iniciativa e se mandou com mais frequência para o ataque. A Ferroviária conseguiu anular as investidas e o primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, terminando em 0 a 0. Logo no início do segundo tempo, em uma boa jogada dentro da área, a atacante Larissa finaliza bem, sem chances para Aline: 1 a 0. A Ferroviária seguiu atrás do gol e foi melhor em campo. O empate quase veio com Tuani, que recebeu sozinha na área, mas finalizou pra fora.
Boa atuação
Em sua avaliação da semifinal, o técnico Leonardo Mendes destacou as chances criadas pela Ferroviária. “Nós tentamos fazer os dois jogos contra o Flamengo dificultando ao máximo a chegada delas ao nosso gol pelas ocupações de espaço e conseguimos fazer isso muito bem. Trabalhamos para criar o maior número de situações possíveis de gol e também conseguimos: nos dois jogos tivemos mais que o dobro de finalizações. Ontem [05], tivemos uma superioridade muito grande em relação ao Flamengo, mas, infelizmente, não foi o suficiente para sairmos com a classificação”, considera.
Mendes ainda elogiou a atuação da equipe não só na semifinal, mas durante toda a competição. “Faltou um pouco de eficiência contra o Flamengo, mas fico tranquilo e orgulhoso pelo que as meninas desempenharam. Foram muito bem, fizeram tudo dentro da nossa proposta de jogo. No futebol são detalhes que no final acabam fazendo a diferença, mas o desempenho das atletas foi muito bom em todas as partidas”, diz. “Acredito que agora, na sequência do Campeonato Paulista, nós vamos fazer cada vez mais bons jogos e tentar melhorar nos detalhes que estão influenciando nos resultados das partidas que não estamos conseguindo vencer”.
A goleira Aline definiu o sentimento predominante entre as jogadoras. “A eliminação é triste, mas no esporte não há tempo para muita consolação. Precisamos continuar olhando para frente para conquistar outros objetivos importantes que ainda buscamos. É motivador saber que existe uma proposta de jogo e um trabalho objetivo sendo desenvolvido no nosso time. Agora é bola pra frente e muita dedicação para fortalecer a equipe”, considerou.
Próximos compromissos
A Ferroviária se reapresenta na próxima semana. A equipe principal volta a campo no dia 21 de maio pelo Campeonato Paulista, contra a Francana, às 10h, em Franca. Também na semana que vem, a base inicia a segunda etapa da I Liga Sub-20, no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
Flamengo-RJ 1 x 0 Ferroviária/Fundesport
Data: 11/05/16 | 19h
Local: Antunes
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
FERROVIÁRIA: Aline, Daiane, Géssica, Tuani, Camila, Luana, Tamara, Patrícia Llanos, Patrícia Sochor, Julia (Mariana) e Paula Ugarte (Tábatha). Técnico: Leonardo Mendes.
FLAMENGO: Luana, Danielle, Tania (Ana Carolina), Diani, Roberta, Gabrielly (Jane), Bia, Larissa, Maurine, Bárbara (Juliana), Karen. Técnico: Ricardo Abrantes.
GOLS: Larissa (9’-2ºT)
CARTÕES AMARELOS: Mariana Gaitán-AFE e Tania e Karen-FLA
ÁRBITROS: Carlos Eduardo Nunes Braga - RJ (CBF-2)
Árbitro Assistente 1: Wendel de Paiva Gouveia - RJ (CBF-1)
Árbitro Assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno - RJ (MAST)
Quarto Árbitro: Rejane Caetano da Silva - RJ (ASP-FIFA)
Assessor: Messias Jose Pereira - RJ (ASS)