Grandes clubes da nossa terra, lançamento nesta quinta-feira no Sesc

07/06/2016 - 16h23

Cultura

Durante três anos os jornalistas Ivan Roberto Peroni e Rafael Zocco pesquisaram através da Revista Comércio Indústria & Agronegócio a história dos clubes amadores existentes em Araraquara, nos últimos 60 anos; o trabalho se transformou em importante documento que será lançado em formato de revista nesta quinta-feira, 19 horas, no auditório do SESC. 

O trabalho, de acordo com os profissionais, tem o objetivo de resgatar a vida dos antigos clubes, dirigentes, atletas e torcedores, quando Araraquara se tornou celeiro de craques, muitos deles fortalecendo o time da Ferroviária na sua fase mais significativa no futebol brasileiro. 

São homenageados neste primeiro volume de 132 páginas: Andaray, Gracianauto, Palmeiras, Benfica, Estrela, Flamengo, Santana, Paulista, União Skina, Grêmio da Polícia Militar, Usina Tamoio, Acco, Itamaraty, Academia São Geraldo, Portuguesa, IV Centenário, Atlética, Colorado, Atlas, ADA, Bangu, DER e Ferroviária. Dois dos times – Atlas e Colorado – aparecem no documento como homenageados, pois eram equipes que surgiram no futebol dente de leite; seus presidentes, Armando Clemente e José Ricardo de Freitas, faleceram durante o período da pesquisa, daí a homenagem. 

Histórias curiosas como a fundação da Associação Ferroviária de Esportes, originária do time amador da Associação Atlética Ferroviária, motivada por questões políticas entre a Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Estrada de Ferro Araraquara são contadas nesta publicação. Também é ressaltado o nascimento do EC DER como equipe amadora que sonhando mais alto decidiu se transformar em 1952 em time profissional para disputar o acesso ao Campeonato Paulista. 

Um atrativo no documento é o nome de Tom Mix, atleta que passou por grande número de times em nossa cidade: Paulista, ADA, Ferroviária, Andaray, além de outros, sendo considerado um dos mais brilhantes atletas de todos os tempos, ao lado de Faustino, Dudu, Servilio, Dorival Júnior, Paulo César (PC), Vica, Careca e mais recentemente Rafael Marques que se formou na Atlética e hoje atua no Palmeiras. 

Além do lançamento desta publicação ocorrerá no SESC no mês de junho a exposição Os Grandes Clubes da Nossa Terra, com a história do futebol amador e a réplica das camisas dos times focados. Posteriormente a exposição estará em outros espaços da cidade.