Prefeitura entrega Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vereadora Deodata do Amaral

Fotógrafo: João Carlos
18/06/2016 - 03h21

No primeiro contato com os novos equipamentos de esporte, cultura, social, inclusão digital e educação a população da região nordeste avaliou positivamente o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vereadora Deodata Leopoldina Toledo do Amaral entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri, nessa sexta-feira (17), no Jardim Indaiá, região nordeste de Araraquara.

“Este local é uma grande conquista da população. O CEU vem ao encontro de outras melhorias já em funcionamento na região do Indaiá como a Unidade Básica de Saúde Tatsuko Sakima, o Centro de Educação e Recreação Maria Apparecida Bozutti e a futura escola de tempo integral para ensino médio”, relatou o prefeito.

Marcelo também ressaltou a biografia da ex-vereadora Deodata do Amaral (1929-2013), a patrona do CEU. “A Deodata foi uma guerreira no combate a desigualdade social. Dedicou sua vida à família, ao marido Wagner Amaral, aos filhos José Luiz, Luiz Augusto, Sílvia e Lúcia e ao próximo. Atuou no Serviço Especial de Saúde (Sesa) como visitadora por 25 anos e também foi secretária municipal da Assistência Social, no governo de ex-prefeito Roberto Massafera, e criou a Casa Transitória. Seu nome irá inspirar todos os funcionários da praça do CEU, ela é um símbolo da proteção social. Um orgulho para todos nós”, afirmou.

O presidente da Câmara, Elias Chediek, destacou que o novo equipamento “integrará ainda mais os jovens dos bairros no entorno do Indaiá, além de ser uma honra para a Câmara participar da homenagem à vereadora Deodata do Amaral”.

De acordo com o secretário de Cultura, Geraldo Hilário (Gê Negrão), o CEU trará mais esporte, cultura e assistência social aos moradores da região. “É muito gratificante participar deste projeto que teve também a participação do ex-secretário de Cultura, Renato Haddad”, resumiu.

Em nome da família, o filho Luiz Augusto do Amaral, que é vereador em Jaboticabal, agradeceu a homenagem da Prefeitura e da Câmara à mãe Deodata. Luiz recordou que “ela era um porto seguro dos menos favorecidos, onde as pessoas buscavam ajuda para solucionar seu problema, seja de foro íntimo ou de aspecto social, lá estava Deodata como luz a iluminar o caminho”, disse emocionado.

Perto de casa

A dona de casa Sandra Regina de Almeida, 45 anos, aprovou a instalação do CEU antes mesmo da inauguração. “Conheço bem e só preciso atravessar a rua e levar minhas netas Raysa, Rayane, Rayná e Clara para a diversão”, contou entusiasmada.

“Estamos contentes, é um equipamento para toda a família, especialmente para minhas netas Letícia e Eduarda” comemorou a dona de casa Deolinda Ruiz, 47.

Zelar pelos equipamentos é o apelo que Anna Paula Nascimento Santos faz aos moradores da região. “Desde o ano passado tivemos várias reuniões sobre o uso da Praça do CEU. É importante que todos zelem pelos equipamentos”, destacou Anna Paula.

Prestigiaram o ato solene os secretários Alexandre Volpe (Esporte e Lazer), Maria Cecília Sambrano Vieira (Assistência e Desenvolvimento Social), Valter Rozatto (Obras Públicas), Maria Emília Taddei (Trânsito e Transportes), José Antônio Delle Piagge (Meio Ambiente), Arary Ferreira (Educação), Alessandra de Cássia Laurindo (Direitos Humanos e Participação Popular); a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri e a presidente da Fundart, Del Fiocco.

Também participaram da entrega os vereadores Rodrigo Buchechinha, Geani Trevisoli, José Carlos Porsani, João Farias, Jeferson Yashuda e Jair Martineli.

Por dento de CEU

O Centro de Artes e Esportes Unificados é um programa federal que teve investimentos de R$ 1,7 milhão, por meio do Ministério do Esporte, e contrapartida da Prefeitura de R$ 182 mil.

A área construída é de 3 mil metros quadrados e possui quadra poliesportiva coberta, pista de skate, cineteatro com gabinete de projeção e 60 poltronas, biblioteca, Centro de Referência de Assistência Social, telecentro com 12 computadores e sala de coordenação.