22/07/2016 - 03h14
Padaria Solidária
Com aroma de pãozinho caseiro, nesta quinta-feira, dia 21, foi inaugurada a Padaria Solidária, “Maria Piedade da Silva Nigro”, dentro do Banco de Alimentos de Araraquara. A iniciativa beneficiará 32 instituições do município, participantes do Programa Fome Zero, distribuindo 14 mil pães por mês.
De acordo com o secretário municipal de agricultura, Fernando César Guzzi, os estabelecimentos atendidos já recebiam produtos de hortifrúti e leite de soja, pelo Programa de Alimentos. Os pãezinhos serão fabricados na Padaria Solidária e, em seguida, entregues congelados, para serem assados nos locais contemplados.
Para o preparo desses alimentos, a nova instituição recebe doações de trigo e utiliza 30% de farelo da soja. Assim, o produto fica mais nutritivo, como explica a técnica em nutrição, Maria Inês Bicolomini Delphino, responsável pela padaria. A receita aprovada pelo engenheiro de alimentos, José Tiago de Castro Neto, não é apenas vantajosa pelo seu caráter nutricional, ela também possui baixo custo financeiro.
A obra é resultado de um convênio entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Prefeitura de Araraquara. O Banco de Alimentos precisou ser ampliado para a construção da padaria. No total, foram 60 metros de expansão. O gasto foi de R$ 331 mil, divididos igualmente entre o município e o Governo Federal, como destaca o secretário de obras e serviços públicos, Valter Rozatto.
O evento também contou com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e a família da homenageada Maria Piedade da Silva Nigro. Ela nasceu no dia 28 de março de 1927, em Coimbra-Portugal. Veio para o Brasil aos 10 anos de idade acompanhada dos pais. Casou-se com o industrial Francisco Humberto Nigro e teve 4 filhos. Maria faleceu há 10 anos, mas dedicou sua vida aos mais necessitados, através de projetos de caridade.