Nascimento pede o fechamento de um trecho do canteiro central da Manoel de Abreu

Local usado para travessia irregular é próximo a uma passagem sob a linha do trem

23/07/2011 - 03h26

 Avenida Manoel de Abreu, ligação Araraquara a Américo Brasiliense, recebe diariamente um grande fluxo de veículos, que se dirigem às chácaras, clubes, igreja, entidades, conjuntos residenciais, motéis e empresas, além de servir de acesso à cidade doçura, e também como caminho alternativo ao Jardim Indaiá, Serra Azul, São Raphael e Selmi Dey. Até pessoas que rumam ao Clube Náutico se servem da rota. Um ponto específico tem causado preocupação pelo risco de acidentes, e pela própria ocorrência, de fato, dos acidentes. Trata-se do trecho próximo ao número 1.281, onde há uma estreita passagem sob a linha férrea, fazendo ligação com o Jardim Morada do Sol.
O ponto em questão é alvo de manifestações que o vereador Carlos Nascimento (PT) recebeu em seu gabinete. Uma, em especial, chama a atenção para um acidente de trânsito recentemente ocorrido. Familiares da vítima, felizmente de natureza leve, se surpreenderam enquanto aguardavam socorro mecânico para o veículo, com o grande número de pessoas, motos, bicicletas, e até animais domésticos que passam pelo pequeno túnel, acessando a rodovia.
E se não bastasse isso, muitos ainda rumam para a pista contrária, atravessando irregularmente o canteiro central, para se dirigirem à cidade de Araraquara. Não foi preciso mais do que alguns poucos minutos para conseguir uma foto da travessia irregular e perigosa feita por um motociclista. Enquanto nossa equipe fazia fotos no local, foi surpreendida por um veículo Brasília que conseguiu atravessar a passagem.
Na tentativa de impedir essa ação foram implantados diversos pequenos blocos de concreto, que não impedem o erro. O relato das pessoas que moram e trabalham na região é da ocorrência de vários acidentes pela imprudência na travessia. Uma das mensagens recebidas por Nascimento sugere o fechamento da passagem no canteiro central. E é o que o vereador fez, em ofício encaminhado à Prefeitura. O parlamentar pede a colocação de guard-rail em uma faixa de, ao menos, cem metros, direcionando motos, bicicletas, e até a Brasília que passou pelo túnel, para a rotatória em frente ao Lar Nosso Ninho, cento e cinqüenta metros adiante. Além disso, ele pede também sinalização de trânsito orientando as pessoas que saem pela passagem, para que rumem para a rotatória adiante, adentrando à pista com cautela.
“Prá encurtar o caminho em pouco mais de cem metros, as pessoas colocam suas vidas, e a de outras, em risco. A passagem precisa ser fechada imediatamente para evitarmos mais acidentes, e até mortes”, alerta Nascimento.
“Na mensagem que relata um dos acidentes, enquanto era aguardado o socorro, um motociclista fez a travessia, e mesmo alertado por um Agente de Trânsito, ele ‘agradeceu’ a orientação e seguiu em frente, debochando da autoridade que o abordava. A extensão do perigo aumenta muito no período noturno. Esse fechamento do canteiro central precisa ocorrer já”, pondera o vereador.