Mundial Juvenil Feminino: De virada, Brasil estreia com vitória sobre a Itália

Brasileiras viraram o jogo e venceram as italianas; confronto deste sábado será contra a Sérvia

Fotógrafo: João Pires/LBF
23/07/2011 - 03h36

A seleção brasileira juvenil feminina de vôlei começou bem a disputa do Campeonato Mundial da categoria, que acontece em Lima, no Peru. O Brasil estreou na noite desta sexta-feira (22) com vitória, de virada, sobre a Itália por 3 sets a 1 (23/25, 25/20, 25/18 e 25/16), em 1h44 de jogo, realizada no ginásio Eduardo Dibos.
O segundo jogo das brasileiras será neste sábado (23.07), às 21h15 (de Brasília), contra a Sérvia, e, no domingo (24.07), às 13h30, o confronto será contra as cubanas.
A atacante Gabi foi a maior pontuadora da estreia. A ponteira marcou 21 vezes, mas a pontuação foi bem distribuída. A meio de rede Bia fez 15 pontos, a ponteira Samara, 12, e a meio de rede Marjorie e a oposto Sthefanie marcaram 11 vezes cada uma.Satisfeito com a vitória na estreia do Campeonato Mundial, o técnico do Brasil, Luizomar de Moura, destacou o bom nível do confronto. 
"Quero dar os parabéns a Itália. Sabíamos que seria um jogo muito difícil. O grupo B é muito forte e, na minha opinião, tem vários candidatos ao titulo. Esse primeiro foi um jogo extremamente difícil e, por isso, estou muito feliz pela vitória", garantiu Luizomar.
O treinador também falou sobre a troca de levantadora, realizada durante a partida. "Temos trabalhado muito a cabeça das jogadoras para que entendam que, para jogar um Mundial em alo nível, precisamos das 12 jogadoras. Temos como exemplo as nossas seleções adultas masculina e feminina, que têm conseguido os bons resultados por terem grupos muito fortes", disse Luizomar de Moura.
Capitã do Brasil, Priscila acredita que começar com a vitória é fundamental. "Achei que foi uma boa partida para os dois lados. Começamos bem e elas cresceram um pouco no jogo, mas depois conseguimos controlar a partida e sair com a vitória. Isso é o mais importante", disse a levantadora.

O JOGO
A seleção brasileira começou melhor a partida. Com um ataque da ponteira Samara, abriu o placar no Eduardo Dibos. As brasileiras se mantiveram bem durante todo o set, sempre com vantagem no marcador. Quando a Itália se aproximou (19/17), o técnico Luizomar de Moura pediu tempo. O jogo empatou em 20 pontos e, com bloqueio de Samara sobre a gigante Diouf, de 2,02m, o Brasil fez 21/20. Mas a Itália insistiu, com bons ataques também de Diouf, fechou o set em 25/23.
Na segundo parcial, as italianas entraram com moral e abriram 3/1. Nesse momento, Luizomar promoveu a troca de levantadoras: saiu Priscila e entrou Juliana. Com boa passagem da ponteira Gabriella no saque, o Brasil virou o placar para 10/7. Com quatro pontos de vantagem para o Brasil (14/10), o técnico italiano, Marco Mencarelli, pediu tempo. Mas não adiantou. O Brasil continuou melhor e fechou o set em 25/20.
O terceiro set começou equilibrado, com as duas equipes empatando em cinco pontos. Mas o Brasil foi para o primeiro tempo técnico vencendo por um ponto (8/7). Quando as brasileiras marcaram 12/9, o treinador da Itália parou o jogo. E a partida voltou a ficar igual em 14/14, mas as brasileiras foram para o segundo tempo técnico com dois pontos de vantagem (16/14). A partir daí, seguiram com tranquilidade até o fim do set: 25/18.
O primeiro ponto do quarto set foi da Itália, mas foi o Brasil que foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7). No segundo, a diferença aumentou, com a seleção brasileira à frente em 16/10. Quando as brasileiras se encaminhavam para fechar o jogo (21/13), o técnico da Itália parou a partida mais uma vez e as adversárias quebraram a boa sequência de saque da levantadora Priscila. Mesmo assim, o Brasil fechou o set em 25/16 e o jogo em 3 a 0.

EQUIPES
BRASIL - Priscila, Sthefanie, Marjorie, Ana Beatriz, Samara e Gabi. Líbero: Thaís.
Entrou: Juliana
TÉCNICO: Luizomar de Moura
ITÁLIA - Bertone, Pisani, Camera, Diouf, Bosetti, Scarabelli. Líbero: Zardo.
Entraram: Baggi, Lotti e Bianchini
TÉCNICO: Marco Mencarelli