NBB tem 18 equipes inscritas para próxima temporada

Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira, em São Paulo, Liga Nacional de Basquete recebe inscrições de 18 clubes para a temporada 2011/2012

27/07/2011 - 01h23

Os 15 clubes da última temporada mais três novos pretendentes se inscreveram para a quarta edição do NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa e Penalty. Nesta terça-feira, dia 26, a LNB realizou, no C. A. Paulistano, em São Paulo, a Assembleia Geral Ordinária e Uniceub/BRB/Brasília, Vivo/Franca, Pinheiros/SKY, Flamengo, Itabom/Bauru, Unitri/Universo, Univille/Joinville, São José/Unimed/Vinac, Winner/Limeira, Minas Tênis Clube, Araraquara, Paulistano, Vitória Basquete/CECRE, Vila Velha/Garoto/BMG/UVV, Clube Campestre (Assis Basket), e os postulantes Liga Sorocabana, Tijuca e Londrina (Associação Desportiva Londrinense) entregaram suas inscrições.
Com as fichas em mãos, o próximo passo do departamento técnico da LNB será avaliar todas as equipes para verificar se elas terão condições técnicas, financeiras e estruturais para a disputa da temporada 2011/2012 do NBB. A Liga deverá definir quais serão os clubes que disputarão a próxima edição do campeonato até o dia 15 de setembro, divulgando também a tabela completa de jogos.
Durante a reunião, entre outros assuntos discutidos, a LNB apresentou prestação de contas da temporada 2010/2011, aprovadas por unanimidade pelos presentes. Os representantes dos clubes também puderam discutir temas mais técnicos referentes ao regulamento da competição, calendário da temporada 2011/2012 e arbitragem. 
Para Luiz Felipe Azevedo, presidente do Vila Velha/Cetaf e membro do Conselho Fiscal da LNB, a apresentação de contas a todos os clubes vem sendo fundamental para o sucesso da Liga.
"É uma ferramenta importantíssima, que está dentro da proposta em que a Liga foi criada. É uma maneira clara e transparente de mostrar aos clubes onde o recurso está sendo investido. É sempre um desafio, mas existe uma grande preocupação para que o patrimônio da Liga traga mais benefícios possível", disse Azevedo. 
O presidente da LNB, Kouros Monadjemi, também comentou sobre esse tema e ressaltou, no discurso que abriu a Assembleia, a importância da união dos clubes.
"Uma das qualidades da Liga é que todas as decisões são tomadas pelos clubes.
Estamos crescendo nesses anos graças a essa união. Temos que manter a transparência e organização para que o nosso basquete continue tendo o apoio de patrocinadores e a confiança do público", disse Monadjemi.
Durante a Assembleia ficou definido a data de início da temporada 2011/2012 do NBB, que será no dia 18 de novembro. A previsão de início dos playoffs é para o dia 15 de abril e a grande final, para o dia 10 de julho de 2012.