Mundial Juvenil Feminino: Brasil vence a Bélgica e se mantém invicto

No primeiro jogo na cidade de Trujillo, seleção brasileira bateu a belga por 3 sets a 0. Próximo desafio será contra a Eslováquia

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/07/2011 - 01h32

O Brasil mudou de fase e sede e continuou a vencer no Campeonato Mundial Juvenil Feminino de vôlei. Depois de acumular três vitórias na fase classificatória (Itália, Sérvia e Cuba), a equipe verde e amarela conseguiu mais uma vitória, desta vez sobre a Bélgica, e segue invicta na competição. Nesta terça-feira (26), o resultado foi por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/21, no primeiro jogo do Brasil no ginásio Gran Chimu, na cidade de Trujillo, no Peru.
Nesta quarta-feira (27.07), a seleção brasileira volta à quadra neste mesmo ginásio para enfrentar a Eslováquia às 22h15 (de Brasília) e, na quinta (28.07), será a vez de jogar contra a China, às 20h15.
Nesta terça, nem mesmo a maior pontuadora da primeira fase do campeonato, a oposto Lise Van Hecke, foi páreo para a seleção do Brasil. A equipe brasileira que enfrentou dificuldades, mas soube sair delas na estreia na segunda fase do Mundial. A boa atuação mereceu elogios do técnico Luizomar de Moura.
"Estou muito satisfeito com a concentração e com o espírito do grupo antes das partidas. Elas estão sempre juntas, curtindo cada momento e acredito que isso faz com que a equipe consiga se sair bem nos momentos difíceis do jogo. O importante de hoje é que fomos construindo o resultado durante a partida e isso me deixou satisfeito", afirmou Luizomar de Moura, que destacou o valor do time belga.
"Novamente enfrentamos um adversário tradicional na nossa categoria, medalha de bronze no Mundial Infanto, em 2009, na Tailândia, e campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. Por esse histórico, havia todo um respeito e todo um trabalho para este jogo", explicou o treinador.
Luizomar fez elogios em outros pontos. "Tínhamos um objetivo, que já estava nos incomodando um pouco na outra fase, que era diminuir o numero de erros. Conseguimos isso e tínhamos uma estratégia para anular a principal jogadora da Bélgica, porque o time joga muito em função dela. Analisando os números, vemos que conseguimos diminuir o seu percentual de sucesso", disse o treinador, sobre a oposto Lise Van Hecke, que, ainda assim, nesta terça, marcou 21 pontos.
Com esse número, Van Hecke foi a maior pontuadora do jogo. Pelo Brasil, a ponteira Gabriela foi quem mais marcou, com 19 acertos. Samara, também ponteira, fez 14, a oposto Sthefanie, oito. As meios Marjorie e Ana Beatriz contribuíram com sete e seis pontos, respectivamente. Com um ponto de saque no final do primeiro e do segundo set, as levantadoras Juliana e Priscila também marcaram.
Apesar da boa pontuação, a ponteira Samara também vem se destacando no passe e na defesa neste campeonato. Eleita a melhor jogadora do Mundial Infanto-Juvenil, em 2009, na Tailândia, Samara espera continuar jogando desta forma. 
"Em primeiro lugar, eu penso em ajudar a equipe e não se ser a maior pontuadora. 
Quando entro na quadra, quero colocar as minhas companheiras em boas condições de ataque. Lógico que gosto de atacar e pontuar, mas acho que o que o meu técnico e as jogadoras esperam de mim é isso que eu estou tentando fazer. Sempre foi assim e espero continuar ate o final do campeonato", disse Samara, de 19 anos e 1,84m
O Brasil busca, neste Mundial, o sétimo título da competição, depois de já ter vencido nas edições de 1987, 1989, 2001, 2003, 2005 e 2007.

O JOGO
O início do set foi equilibrado, mas favorável ao time belga, que se esteve à frente no primeiro tempo técnico (8/5). As brasileiras buscaram a recuperação e empataram em 10 pontos. O confronto permaneceu disputado ponto a ponto, até que o Brasil conseguiu abrir dois de vantagem: 16/14. Na reta final do set, a seleção belga se aproximou e, com a capitã, Lise Van Hecke, no saque, fez 21/20. A parcial empatou em 22 pontos, mas o Brasil virou. O técnico Luizomar de Moura colocou Juliana no saque e o Brasil fechou o set com um ace da levantadora: 25/22.
Motivadas, as brasileiras entraram em quadra com mais determinação ainda e abriram uma boa vantagem (4/1). Mas as adversárias mostraram que também queriam jogo e viraram o placar para 6/5. A seleção da Bélgica se manteve à frente, mas com um forte ataque da ponteira Gabi, o Brasil passou a frente: 13/12. No segundo tempo técnico, a equipe verde e amarela continuou com um ponto de vantagem: 16/15. A partir daí, as comandadas de Luizomar de Moura mostraram um repertório variado, pontuando no saque, com ataque potente e também com largadinhas. E, mais uma vez, a parcial foi fechada com um ponto de saque, desta vez da outra levantadora, Priscila: 25/20.
O terceiro set foi o mais tranquilo para a equipe brasileira. O time manteve-se à frente do marcador durante todo o tempo. Quando a Bélgica se aproximou (16/13), Luizomar de Moura pediu tempo e orientou a equipe, que, na volta, conseguiu retomar o bom padrão de jogo. A seleção belga ainda tentou uma reação (23/21), mas as brasileiras não permitiram. E, assim como nos dois primeiros sets, mas com a ponteira Gabi, o Brasil fechou um set com ace: 25/21.

EQUIPES
BRASIL - Priscila, Sthefanie, Ana Beatriz, Marjorie, Samara, Gabriella. Líbero: Thaís.
Entraram: Isabela, Juliana, Francynne e SonalyTécnico: Luizomar de Moura

BÉLGICA - Van Hecke, Brugman, Van de Vijer, Hervent, Coppens, El Houssine. Líbero: Van Nimmen.
Entraram: Penders e CianciTécnico: Julien Van de Vyver