Marcelo participa da inauguração da ponte estaiada Governador Orestes Quércia

28/07/2011 - 03h50

O prefeito Marcelo Barbieri participou, na manhã dessa quarta-feira (27), da inauguração da Ponte Estaiada Governador Orestes Quércia, na Marginal Tietê, juntamente com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o vice-presidente da República Michel Temer, com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e várias autoridades, além da família do homenageado. 
A obra, de imponente estilo arquitetônico, integra o projeto de readequação viária da Nova Marginal Tietê. Sua construção foi iniciada em novembro de 2009. Moderna na estética, a Estaiada Governador Orestes Quércia tem 55 metros de altura, com dois vãos de 152,5 metros e 88 estais (cabos de sustentação). Os pilares são em concreto armado, tendo sua proteção com verniz especial antipichação.
A estimativa é que 25 mil veículos usem a ponte todos os dias, desafogando o corredor Avenida do Estado/Avenida Santos Dumont, o acesso à Ponte das Bandeiras (sentido Castello Branco) e o trecho Ponte das Bandeiras/Casa Verde da Marginal Tietê. A ponte representa um alívio em 35% no trânsito da região.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a ponte é uma justa homenagem ao governador Orestes Quércia, por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado. Marcelo e Quércia eram grandes amigos e companheiros de política, militaram juntos no MDB e posteriormente PMDB.
“Em nome dos amigos de Quércia, agradeço ao governador Geraldo Alckmin pela homenagem. Essa grande obra simboliza a atuação política de Quércia, que desempenhou papel importante na redemocratização do País e na união de diferentes lideranças.
Orestes Quércia era um político respeitável, que contribuiu muito para o desenvolvimento dos municípios do interior paulista. Foi durante seu governo que o PIB (Produto Interno Bruto) do interior superou o da capital”, afirmou Marcelo Barbieri.
Para o governador Geraldo Alckmin, a nova Ponte Estaiada representa mais qualidade de vida. “Hoje, o maior problema das grandes metrópoles é a mobilidade urbana e essa ponte vem exatamente trazer fluidez ao tráfego, melhorar o trânsito, ajudar as marginais, que são as vias mais movimentadas do nosso País, trazendo segurança e conforto para nossa população”, declarou. “O Quércia foi o governador das grandes realizações de São Paulo, sempre com os olhos voltados para o futuro”, salientou Alckmin.
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), destacou a grandiosidade da obra e a homenagem a Orestes Quércia. “Essa obra define muito bem a política de Quércia, que sempre atuou como uma ponte entre o povo mais humilde e o poder público. O Brasil precisa de muitas pontes como essa, para fazer a ligação entre as várias figuras políticas”, declarou Temer. O vice-presidente também agradeceu a presença do prefeito Marcelo Barbieri e lembrou que Quércia foi um grande incentivador do desenvolvimento das cidades paulistas, “um municipalista”, conforme definiu.
A esposa de Orestes Quércia, Alaíde Quércia, e os filhos Andrea, Cristiane e Pedro, presentes à cerimônia, agradeceram a homenagem que vai eternizar o nome de Quércia, que foi vereador, deputado estadual, senador, vice-governador e governador do Estado de São Paulo. Orestes Quércia faleceu no dia 24 de dezembro de 2010, aos 72 anos.