Secretário afasta investigador da seccional da PC de Araraquara por alerta ‘falso’

Policial emitiu alerta de um possível “salve” do PCC na cidade

17/01/2017 - 01h25

Um investigador de polícia da Seccional de Araraquara foi afastado de suas funções do serviço de inteligência da Polícia Civil. O anúncio foi feito ontem (16) pelo Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho. Para o secretário, o investigador falhou na depuração do conteúdo da informação.

O policial – que não teve o nome divulgado – emitiu um alerta de um possível “salve” do PCC – Primeiro Comando da Capital, em Araraquara.

O secretário reconheceu a veracidade do documento, mas destacou que o conteúdo dele é falso.

O comunicado foi distribuído para todas as delegacias do Estado e partiu da Seccional de Araraquara na sexta-feira (13). Barbosa Filho afirma que o investigador falhou na apuração e emitiu um alerta falso. A informação causou terror na população araraquarense. Eis o terror do documento:

“Para conhecimento e demais providências, informo que chegou ao conhecimento deste Centro de Inteligência que comunicado entre os membros do PCC – Primeiro Comando da Capital dão conta de que armas de fogo foram distribuídas aos integrantes da facção para possíveis ataques. Consta que no próximo dia 17 de janeiro o comando do PCC irá ordenar aos executores o tipo de ataque e o local onde cada um terá que agir”, informava o alerta.

O secretário garantiu que o investigador será trocado de função. “Quem emitiu aquele alerta não sabe trabalhar com inteligência. Inteligência não trabalha com alerta, trabalha com informação que precisa depurar”. O investigador – que o secretário afirmou ainda não saber o nome – não será exonerado, mas transferido para outra função dentro da instituição.

O secretário encerra o pronunciamento afirmando que o monitoramento da SSP – Secretaria de Administração Penitenciária não indica risco de ataque.