Focado em empreendedorismo de alto impacto, o primeiro PME Bootcamp Empreendedor 360º formou empreendedores com base nas melhores práticas de negócios difundidas nas universidades americanas
01/02/2017 - 20h33
A Academia PME formou em janeiro de 2017 a primeira turma do curso presencial PME Bootcamp – Empreendedor 360º de Alto Impacto. Foram cinco dias de muito aprendizado com base nos resultados de um estudo realizado com mais de 50 empreendedores de sucesso e também nas melhores práticas de negócio ensinadas nas universidades de Harvard, MIT e Stanford, nos Estados Unidos.
De acordo com o CEO da Academia PME e idealizador do PME Bootcamp, Iglá Generoso, toda a metodologia de aprendizagem foi adaptada para a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras, incluindo startups.
“O principal objetivo do curso foi desenvolver uma visão 360º sobre os principais aspectos de um negócio, além de auxiliar a evolução das competências comportamentais que contribuem para o crescimento exponencial. Foi uma nova experiência para empreendedores e intraempreendedores que desejavam melhorar o desempenho da sua empresa, inovar e conquistar o mercado”, afirmou Iglá.
O curso abordou conceitualmente temas como: métodos criativos e ágeis de definição de metas; planejamento e gestão de progresso do negócio através da metodologia OKR; pensamento e comportamento do empreendedor exponencial; gestão de riscos e inovação em negócios; liderança de equipes criativas; funil de vendas; marketing de conteúdo, máquina de vendas, aspectos e indicadores econômicos; desenvolvimento de produto e serviço; e jornada e experiência do cliente.
Durante o treinamento, os participantes, divididos em equipes, realizaram todo o processo para criação de um produto, desde o desenho da proposta de valor, realização do Business Model Canvas, análise Swot, e da definição de objetivos, resultados chave e iniciativas por meio de um método ágil para planejamento estratégico de negócios, governança e execução, adotado pelo Google e empresas de crescimento exponencial.
A experiência de aprender na prática foi muito positiva para os empreendedores participantes. “O treinamento foi muito proveitoso. Agregou muito conhecimento, além da troca de experiências, entusiasmo das equipes e a oportunidade de conhecer novas técnicas para trazer resultados mais rápido para o negócio”, afirmou Amanda Soffner, gerente administrativa da Soffner Tecnologia de Impressão.
Para Geralda Cristina Freitas Ramalheiro, consultora da Incubadora de Empresas de Araraquara, o curso foi dinâmico e interativo. “Apresentou conceitos atuais, capazes de desenvolver o empreendedorismo. Trouxe situações reais e despertou uma reflexão sobre diversos assuntos”, disse.
O próximo evento presencial da Academia PME será o PME Talks, encontro mensal que une empreendedores e especialistas em Araraquara. No dia 9 de fevereiro o tema debatido será “Fidelizar para vender mais: Como encantar seu clientes e garantir um melhor resultado para o seu negócio”. Mais informações no site www.academiapme.com.br .
Sobre a Academia PME
A Academia PME é uma plataforma de ensino que conecta empreendedores para geração de conhecimento e transformação de negócios. Idealizada a partir dos modelos das startups do Vale do Silício, nos Estados Unidos, a Academia PME se projeta como uma escola de empreendedorismo e tem como público-alvo empreendedores e intraempreendedores de pequenas e médias empresas que buscam aprimorar suas estratégias de negócio para alcançar a máxima performance em suas áreas de atuação. A Academia PME visa potencializar o talento de mais de 16 milhões de empreendedores brasileiros para promover transformações sociais e econômicas.