Meio Ambiente recupera área na Chácara Flora

Reflorestamento usa técnica que reduz riscos de propagação de queimadas

29/07/2011 - 03h21

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araraquara (SMMA) está executando três reflorestamentos em uma área de 85.986 metros quadrados na região da Chácara Flora. As 14.331 mudas que estão sendo plantadas na local foram produzidas no viveiro de mudas nativas do Parque do Pinheirinho.
O prefeito Marcelo Barbieri destaca avanços nas práticas sobre o meio ambiente em Araraquara, principalmente após a criação da SMMA durante seu governo. “Já realizamos diversas ações desde 2009, mas sabemos que precisamos realizar mais, por meio de projetos ambientais que melhorem sempre a qualidade de vida da população”, ressalta.
De acordo com o gerente de Reflorestamento, Fernando Braga, o processo que está sendo feito na Chácara Flora tem características diferenciadas, já que a região reflorestada apresenta dificuldade para manutenção devido ao alto risco de incêndio e a precariedade do solo.
Segundo Braga, a rotina de adubar, coroar, roçar, irrigar e repor mudas eventualmente mortas acrescentou-se a atividade de gradear a área, que consiste em tombar o solo com o uso de implemento agrícola, dividindo-a através de aceiros (faixas sem mato) em pequenos setores. 
“Essa técnica diminui os riscos de propagação de queimadas, além disso, estamos aplicando o herbicida glifosato não agrícola, o mesmo utilizado em paraísos ecológicos como as Ilhas Galápagos, que é muito menos tóxico do que os convencionais”, explicou o gerente. 
O novo procedimento foi necessário, pois, em decorrência da estiagem de 2010, quando parte dessa área que já havia sido reflorestada foi destruída em um incêndio. “Após esse fato, tivemos que adotar medidas diferenciadas com o intuito de evitarmos uma nova destruição da área”, comentou Braga.

Bosque

A expectativa da Gerência de Reflorestamento é de que em aproximadamente dois anos o local seja um bosque totalmente autossustentável, sem que haja necessidade de intervenção humana impactante.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Genê Catanozi, explica que “a Gerência de Reflorestamento da Prefeitura trabalha constantemente no monitoramento das mudas plantadas para garantir o pleno desenvolvimento das árvores”. 
Ainda de acordo com o secretário, as políticas públicas de meio ambiente desenvolvidas pelo governo do prefeito Marcelo Barbieri proporcionaram a recuperação de mananciais, o plantio de quase 119 mil árvores de mudas nativas, o programa Educação Ambiental e o lançamento da Cartilha Ecológica, além da conquista do certificado Município Verde Azul em 2009 e 2010.
Os reflorestamentos na Chácara Flora são provenientes de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA`s) firmados pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) com a Cetesb. 
Apesar de se tratar de TCRA`s entre Daae e Cetesb, após a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o prefeito Marcelo determinou que todos os termos sejam executados pela Gerência de Reflorestamento da SMMA.