Saúde realiza II Semana de Amamentação

29/07/2011 - 03h21

A Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os próximos dias 1º e 6 de agosto, no Senac, a II Semana de Amamentação. O evento marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece no mesmo período.
O tema em 2011 será “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”. A campanha mundial foi definida pela WABA (The World Alliance for Breastfeeding Action) e tem como objetivo desenvolver a comunicação entre diversos setores, buscando a promoção e o apoio à amamentação.
A programação, aberta ao público, terá palestras sobre os seguintes eixos: saúde materna da gestante e nutriz; aspectos psicológicos na amamentação; experiências de serviços que estimulam a amamentação; amamentação e o retorno ao trabalho, e também a exposição de dados sobre aleitamento materno em Araraquara.
 “Este é um evento direcionado às mães, gestantes, profissionais de saúde e a todas as pessoas que se interessam em saber um pouco mais sobre amamentação e maternidade”, explica a enfermeira do ESF Jardim Ieda e integrante da comissão organizadora da Semana, Camila Bellini.
O evento acontecerá no Senac, localizado na Rua João Gurgel nº 1935, todos os dias, a partir das 14h, com exceção na quarta-feira (3), que terá palestras a partir das 8h.
Para encerrar a Semana, no sábado (6), das 9h às 13h, a Secretaria de Saúde preparou uma programação interativa no Parque Infantil. Serão realizadas atividades de orientação às gestantes e mães sobre aleitamento, aplicação da técnica da shantala (massagem para bebês) e serviços de cuidados estéticos para a comunidade.
Às 13h, todas as mães que estiverem com seus filhos em idade de aleitamento materno no Parque Infantil participarão do mamaço. “Vamos promover esse ato, em que todas as mães amamentarão seus filhos ao mesmo tempo”, ressalta a enfermeira. 

Amamentação

Para conhecer a realidade do Aleitamento Materno nas crianças menores de um ano de idade em Araraquara, as enfermeiras Camila Bellini e Milena dos Santos, pesquisaram, em 2009, os hábitos de amamentação de 1884 crianças.
Entre alguns dos indicadores apurados, constatou-se que num total de 848 (100%) crianças menores de seis meses, 267 (31,49%) estavam em aleitamento materno exclusivo, contra 581 (68,51%) que tinham outra fonte de alimentação.
Já entre as crianças de nove a 12 meses, de um total de 458 (100%), 211 (46,07%) continuavam em aleitamento materno, contra 247 (53,93%).
Segundo Camila, os projetos desenvolvidos, a partir da pesquisa, em relação ao Aleitamento Materno foram baseados nos dados coletados. “Nossa intenção é melhorar os índices. Provavelmente no próximo ano faremos uma nova pesquisa para avaliar nossas ações”, conclui a enfermeira.