Mundial Juvenil Feminino: Brasil vence a China e fica em primeiro do grupo

Já classificadas, seleções se enfrentaram para definir primeira colocação. Brasil joga semifinal no sábado

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/07/2011 - 03h32

As seleções de Brasil e China entraram em quadra na mesma situação. Ambas venceram os cinco jogos disputados no Campeonato Mundial Juvenil Feminino de vôlei e já estavam classificadas para a semifinal da competição. Mas a partida valeria a liderança do Grupo F. E foi exatamente isso que as brasileiras conquistaram na noite desta quinta-feira (28.07), quando venceram por 3 sets a 0 (29/27, 25/19 e 25/20), no ginásio Gran Chimu, na cidade de Trujillo, no Peru. 
Agora, a equipe verde e amarela espera o final da rodada para conhecer o adversário da semifinal. Na outra sede, em Lima, a Itália derrotou a República Dominicana por 3 sets a 1 e já garantiu sua vaga entre os quatro semifinalistas. Com isso, uma semifinal está definida: Itália (1ª colocada do Grupo E) x China (2ª do Grupo F).
Mesmo com a derrota, as dominicanas continuam no páreo pela última vaga, ao lado dos Estados Unidos, que, nesta quinta-feira, enfrenta o Peru, já eliminado. A semifinal será disputada neste sábado (30.07), em Lima.
O técnico Luizomar de Moura ressaltou a aplicação da seleção brasileira na vitória sobre as chinesas. "Esse foi um confronto importante para o nosso grupo. Tínhamos uma estratégia, a equipe foi extremamente disciplinada e conseguiu a vitória", disse o treinador do Brasil, que afirma que, a partir de agora, o Mundial recomeça.
"Agora é um novo campeonato, onde os quatro semifinalistas começam do zero. Temos que iniciar uma nova caminhada e a nossa equipe está muito determinada na busca por uma medalha", garantiu Luizomar de Moura.
A oposto Sthefanie foi a maior pontuadora do jogo contra a China, com 15 acertos. A ponteira Samara marcou 14 vezes, a meio de rede Marjorie, 12, a ponteira Gabriela, 10, e a meio Ana Beatriz, fez nove pontos. A levantadora Priscila ainda fez um ponto, assim como a ponteira Isabela.
Dos 12 pontos de Marjorie, cinco foram de bloqueio. A jogadora está satisfeita com sua performance neste Mundial e mais ainda com os resultados conquistados pelo Brasil. "Estou feliz por estar conseguindo ajudar a equipe. Defender a seleção brasileira era um sonho e jogar bem é o mínimo que eu posso fazer", afirmou Marjorie
Pouco depois do jogo desta quinta-feira, a meio de rede já estava focada na fase final do Campeonato Mundial. "São só mais dois jogos para alcançarmos o nosso objetivo. Mas temos que pensar em um de cada vez. Primeiro, temos que concentrar na semifinal", concluiu 
Na primeira fase do Mundial, o Brasil venceu Itália (3 sets a 1), Sérvia (3 a 1) e Cuba (3 a 0), e, na segunda, Bélgica, Eslováquia e China (todos por 3 a 0).
O Brasil busca o sétimo título da competição. A equipe verde e amarela já venceu em 1987, 1989, 2001, 2003, 2005 e 2007. 

O JOGO

A partida começou como era esperado, com equilíbrio. E seguiu assim até o final. O Brasil comandou o placar nos primeiros pontos, mas foram a chinesas que conseguiram estar em vantagem no primeiro tempo técnico: 8/7. A equipe verde e amarela conseguiu retomar a dianteira no placar e, com um ace da meio de rede Marjorie, fez 15/11. A China empatou duas vezes: 17/17 e 21/21. Na reta final, as chinesas tiveram com o jogo na mão e chegaram a ter o set point: 24/22. Mas depois de um ataque da oposto Sthefanie e um ace ponteira Isabela, deixou o jogo igual: 24/24. E a parcial só foi encerrada em 29/27, com ataque de Samara.
Entusiasmada pelo bom primeiro set, a equipe brasileira abriu 4/0 no início do segundo. Já no primeiro tempo técnico, a vantagem se manteve em quatro pontos: 8/4. O time comandado pelo técnico Luizomar de Moura continuou bem e, na segunda parada técnica, vencia por 16/10. Depois de ver sua equipe fazer dois pontos, enquanto as adversárias fizeram quatro (18/14), Luizomar pediu tempo. Marjorie fez 23/19 depois de uma longa disputa. E, no final do set, vitória para o Brasil por 25/19.
Assim como a primeira, a terceira parcial começou bem equilibrada. Com um bom saque da levantadora Juliana, que quebrou o passe adversário, Marjorie bloqueou o ataque chinês e as brasileiras fizeram 11/8. O jogo seguiu disputado, mas a equipe verde e amarela mostrou que estava disposta a se manter invicta no Mundial. Com disposição, qualidade técnica e muita garra, as brasileiras fecharam o set em 25/20 e o jogo em 3 sets a 0.

EQUIPES

BRASIL - Priscila, Sthefanie, Ana Beatriz, Marjorie, Samara e Gabriella. Líbero: Thaís.
Entraram: Isabela e JulianaTécnico: Luizomar de Moura
CHINA - Wang, Pi, Yao, Zhang, Wang e Cheng. Líbero: Lin.
Entraram: Frangxu Yang e LiuTécnico: Jiande Xu