Emef de Gavião retorna às aulas nesta segunda

Fotógrafo: João Pires/LBF
30/07/2011 - 02h35

Os mais de 380 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Martha Ferreira Cruz retornam, de Gavião Peixoto, nesta segunda-feira (1) do recesso escolar. O fim das férias será marcado pela entrega de mais de 700 uniformes escolares para toda Rede Municipal.
Nesta semana mais de 290 crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Antonia Cammarosano e Berçário retornaram aulas. Apenas os 90 estudantes que frequentam o período integral não tiveram recesso. “O retorno foi tranquilo com as crianças animadas. Para este semestre já estamos prevendo muitas realizações, como a visita ao zoológico, festa na semana do Dia das Crianças e já estamos ensaiando para o Sarau do Dia dos Pais”, finaliza Rosa Pomin, diretora da Educação Infantil. 
Guta Najm, diretora do Ensino Fundamental, também comemora o retorno das aulas. “Houve a contratação de cinco novos professores para reforçar o quadro, entregaremos as novas apostilas e em breve os uniformes para todos os alunos. Durante o recesso tudo foi planejado com muito carinho para o segundo semestre”, revela.
Márcia Marçal, secretária da Educação comemora as realizações da pasta. “Os investimentos são sempre superiores ao exigido por lei, garantindo qualidade. Na Educação Geral, por exemplo, o município deve investir no mínimo 25%, investimos cerca de 30%. Os professores também estão sendo bem remunerados, acima da média regional, pois pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) devemos investir 60% do valor repassado e investimos mais de 65%. O Roni o Adriano sabiamente tem direcionado os recursos positivamente e já estamos gerando grandes resultados”, finaliza

Primeiros Socorros
Durante o recesso escolar os professores passaram por diversas capacitações. A última realizada foi uma Orientação de Primeiros Socorros pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) I e II. Os médicos Vilmar Mascangni e Fernanda Bilharinho estiveram com os educadores de toda a Rede Municipal e transmitiram a importância do primeiro atendimento. 
“Na escola há algumas situações comuns como asfixia, introdução de objetos em orifícios, desmaios, sangramentos nasais, crises convulsivas, febre, enfim, é importante que o professores estejam preparados para enfrentar a situação com tranquilidade e seguir as medidas corretas até a chegada do atendimento. Dica simples como manter a vítima isolada para não gerar pânico, são orientações básicas, mas fundamentais até a chagada Urgência”, explica a enfermeira Lílian Sampaio.