Prefeito inicia programação de aniversário da cidade com entrega de obras em EMEF

30/07/2011 - 02h45

O prefeito Marcelo Barbieri abriu oficialmente nesta sexta-feira (29) a programação que comemora o aniversário dos 194 anos de Araraquara com a inauguração da biblioteca, laboratório de informática e reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Altamira Amorim Mantese, do Selmi Dei III.
A unidade, que conta hoje com 500 alunos, recebeu também cinco mil livros e dois televisores de 42 polegadas como prêmio pelo projeto de construção da biblioteca entregue para o Programa Ação na Escola, do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, que investiu R$ 25 mil na unidade.
A EMEF recebeu também um laboratório de informática equipado com 18 computadores novos para o programa de inclusão digital da Prefeitura, que está sendo implantado em toda a rede educacional do Município, com antenas Pick Station que garantem acesso rápido à internet wirelles. O laboratório conta ainda com ar-condicionado e som ambiente.
“Estou muito feliz por entregar uma biblioteca nesta escola, primeiro porque fui aluno da professora Altamira, que dá nome a esta EMEF, e ela foi uma grande entusiasta da leitura. Também porque este, que será um dos maiores acervos da cidade, teve todo seu projeto construído em parceria com a Embraer, instituição que tem cumprido um papel social muito importante para a educação da nossa cidade”, destacou o prefeito Marcelo Barbieri.
Dirigindo-se aos alunos, o prefeito destacou a importância do laboratório de informática para inclusão no mundo digital. “Vocês (alunos) terão agora mais uma ferramenta muito importante para o aprendizado, pois a internet ajuda não apenas para a pesquisa e produção de tarefas de escola, mas também prepara para o mercado de trabalho, afinal, o futuro da cidade depende de vocês”, acrescentou o prefeito.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), destacou o empenho do prefeito para implantação do projeto. “Para que a educação dê certo efetivamente é preciso que o poder público acredite nisso. Por isso o meu agradecimento ao prefeito Marcelo, que carrega a bandeira da educação e da inclusão desde jovem, quando lutou pelos direitos dos estudantes como presidente da UNE – União Nacional dos Estudantes”, falou Nino.
“Somente quem está no cotidiano das escolas sabe como é importante uma reforma e a manutenção dos prédios e os benefícios que traz para quem trabalha no espaço. Isso mostra o empenho do prefeito para que as melhorias na educação ultrapassem os limites do discurso”, falou o secretário. 
O vereador Elias Chediek, em nome da Câmara Municipal, agradeceu ao prefeito pelos benefícios que vêm sendo feitos “não apenas na educação, mas em todas as áreas, melhorando a vida de toda a população”, afirmou. “É uma honra pra mim falar em nome do Poder Legislativo e uma alegria participar deste governo”, declarou o parlamentar.  
 Além da biblioteca e do laboratório de informática, o prefeito entregou as melhorias na estrutura feitas pela Prefeitura, como a troca do piso e das portas, pintura interna, reforma da quadra poliesportiva e paisagismo em toda a área livre.

Dia esperado
A diretora da EMEF, Inéia Paula Amorim, expôs a ansiedade dos alunos e de toda a equipe escolar com o evento, que começou já no início das obras. “Estávamos esperando com grande expectativa por este momento, afinal, estamos todos envolvidos desde o início do projeto”, falou Inéia.
“Além disso, a reforma que recebemos melhorou muito o ambiente, pois a imagem desperta sentimentos, e ter uma escola bonita e bem cuidada só pode trazer para nós uma atmosfera positiva, que estimula o aprendizado”, acrescentou a diretora.
O secretário Nino lembrou que esta é a quarta obra feita em parceria com a Embraer. “Os projetos entregues ao Instituto competem entre si e com diversas outras cidades de abrangência da Embraer. Isso mostra a qualidade dos projetos do nosso corpo docente, que tem seu foco no aluno”, disse.O engenheiro de desenvolvimento da Embraer, Getúlio Cotrim, responsável pela implantação da biblioteca na EMEF, parabenizou a escola “pelo belo projeto”, e destacou a “alegria em compartilhar desta conquista para os alunos, que são a razão de todo o investimento”, proferiu. 
Foram investidos cerca de R$ 100 mil na construção da biblioteca, implantação do laboratório e reforma do prédio. Em 2009, a EMEF Altamira Amorim Mantese foi a que melhor se saiu no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e recebeu, como incentivo, três lousas digitais da Prefeitura.