Mundial Juvenil Masculino: Os gigantes do Brasil

Fotógrafo: João Pires/LBF
30/07/2011 - 17h53

Na seleção adulta masculina, treinada pelo técnico Bernardinho, é normal encontrar um gigante da quadra. E o futuro do voleibol brasileiro segue o mesmo caminho. A seleção juvenil também já conta com os paredões ao estilo de Lucão, Rodrigão, Sidão, Vissotto e cia. Para os mais supersticiosos, uma coincidência: as duas gerações têm a mesma média de altura (1.97,5m). Os novos gigantes entrarão em quadra a partir da próxima SEGUNDA-FEIRA (01.08) para lutar pelo título do Campeonato Mundial Juvenil, que será disputado no Rio de Janeiro e em Niterói até o próximo dia 10. 
Quando o saque inicial for dado no ginásio do Maracanãzinho, os atletas Matheus (2,08m), Luan (2,00m), Rafael (2,03m), Bernardo (2,05m) e Otávio (2,01m) terão a missão de parar as jogadas dos adversários. O Brasil estreará contra o Japão, na próxima segunda-feira, a partir das 18h30. A entrada para as partidas é gratuita. 
Mais alto da equipe, o central Matheus não está entre os titulares do grupo verde amarelo comandado pelo técnico Leonardo de Carvalho, mas está pronto para dar sua contribuição. "Estou buscando o meu lugar entre os titulares. Sem dúvida, a altura é um ponto a favor, e facilita em muitas coisas. Mas ela sozinha não faz a diferença. Estou correndo atrás e sempre que eu entrar darei o meu máximo dentro de quadra", comenta Matheus.
Quando soube da coincidência das médias de altura, o treinador Leonardo de Carvalho ficou feliz e espera ter o mesmo sucesso da equipe multicampeã treinada por Bernardinho. No entanto, assim como Matheus, Leonardo acredita que a altura sozinha não fará a diferença neste Mundial. 
"Primeiro seria excepcional conseguir o mesmo desempenho da seleção adulta. Há alguns anos estamos nos preocupando em encontrar atletas com este biotipo, alto e diferenciado. Lá fora os jogadores são altos, atacam e bloqueiam muito forte. Os nossos centrais e opostos têm como uma das principais funções realizar bem estes fundamentos. Ficaria complicado jogar se eles estivessem fora do padrão. Mas, embora altura seja fundamental, acredito que o mais importante na hora do jogo será o coração, a alma e o espírito de vencer", avalia o técnico.
O segundo desafio do Brasil no Mundial será na TERÇA-FEIRA (02.08) contra os Estados Unidos. No encerramento da fase classificatória, na quarta-feira (03), o time verde e amarelo jogará contra a Bulgária. Todas as partidas do Brasil nesta etapa serão realizadas às 18h30 (horário de Brasília) e no ginásio do Maracanãzinho.
A delegação do Brasil no mundial terá a seguinte formação: Vitor e Felipe Quaresma (levantadores), Bernardo, Matheus e o capitão Otávio (centrais), Ricardo Lucarelli, Renan, Hugo e Lucas Lóh (ponteiros), Rafael Martins e Luan (opostos), além do líbero Guilherme Kachell.
O Brasil é o atual campeão mundial da categoria e lutará pelo pentacampeonato. A equipe ocupou o lugar mais alto do pódio em quatro edições: 93, 01, 07 e 09.
O primeiro duelo do Mundial: Índia x Alemanha
O primeiro saque do Mundial Juvenil no ginásio do Maracanãzinho será durante o duelo entre Índia e Alemanha, a partir das 10h, em partida válida pelo grupo C. Em seguida, às 12h30, pela mesma chave, Rússia e Egito duelarão. Às 16h, os Estados Unidos medirão foras contra a Bulgária, em partida válida pelo grupo do Brasil.
Quatro jogos também movimentarão o ginásio do Caio Martins, em Niterói, no primeiro dia de disputas. Em partidas válidas pelo grupo B, às 10h, Argentina e Porto Rico se enfrentam, seguidos de Tunísia e Espanha, a partir das 12h30. Pela chave D, o Irã jogará contra o Canadá às 16h. Sérvia x Bélgica encerrará a primeira rodada, a partir das 18h30.
O ginásio do Maracanãzinho será a sede dos grupos A e C. Em Niterói, o ginásio do Caio Martins receberá as chaves B e D. A entrada para as partidas será gratuita e os portões estarão abertos a partir das 9h.