Mundial Juvenil Masculino: Brasil estreia contra o Japão

Nesta segunda-feira, às 18h30, no Maracanãzinho (RJ), brasileiros e japoneses duelarão

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/08/2011 - 03h28

Tudo pronto para a abertura da 16ª edição do Campeonato Mundial Juvenil masculino de vôlei. A partir desta segunda-feira (01) até o dia 10 de agosto, a cidade maravilhosa receberá, 34 anos depois de sediar a primeira competição, 16 equipes para a disputa do título do principal torneio da categoria. Atual campeão, o Brasil buscará o pentacampeonato (93, 01, 07 e 09) em casa. A estreia da equipe comandada por Leonardo de Carvalho será nesta segunda-feira (1) contra o Japão, a partir das 18h30, no ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro, em partida válida pelo grupo A. A entrada é gratuita e os torcedores poderão entrar pela rampa da Rua Eurico Rabello. 
O primeiro adversário do Brasil é o atual campeão asiático da categoria. Os japoneses voltam a disputar um Mundial depois de ficar de fora da última edição. Enfrentar uma equipe asiática logo na estreia não será tarefa fácil, de acordo com o técnico brasileiro. 
"Atuar contra o Japão é difícil em qualquer categoria. A escola asiática tem um jogo veloz e os atletas costumam ser muito eficientes no sistema defensivo", afirma o treinador da equipe verde amarela. 
Além dos japoneses, o Brasil terá que controlar a ansiedade da primeira partida, normal em qualquer competição, maior ainda quando a disputa do campeonato é realizada em seu próprio país. "Amanhã será um jogo de estreia e ainda temos a responsabilidade de jogar em casa. É importante controlar a ansiedade e, dentro de quadra, procurar manter a calma e a paciência", avalia o jovem treinador, 38 anos.
Depois de duelar contra os campeões asiáticos na primeira rodada, o Brasil enfrentará, nesta terça-feira (02), os Estados Unidos e, na quarta-feira (03), no encerramento da primeira fase, a seleção da Bulgária. A equipe brasileira jogará sempre às 18h30, no ginásio do Maracanãzinho.
A delegação do Brasil que terá a missão de buscar o pentacampeonato é formada pelos seguintes atletas: Vitor e Felipe Quaresma (levantadores), Bernardo, Matheus e o capitão Otávio (centrais), Ricardo Lucarelli, Renan, Hugo e Lucas Lóh (ponteiros), Rafael Martins e Luan (opostos), além do líbero Guilherme Kachell.

Outras partidas
Antes do jogo do Brasil, outros três jogos serão realizados no Maracanãzinho. Pela chave C, o confronto entre Índia e Alemanha abrirá a competição, a partir das 10h. Em seguida, às 12h30, pelo mesmo grupo, Rússia e Egito duelarão. Às 16h, pela chave A, os Estados Unidos medirão forças contra a Bulgária. 
O ginásio do Caio Martins, em Niterói, também receberá jogos do Mundial. Quatro partidas movimentarão o primeiro dia de disputas. Em confrontos válidas pelo grupo B, às 10h, Argentina e Porto Rico duelarão, seguidos de Tunísia e Espanha, a partir das 12h30. Pela chave D, o Irã jogará contra o Canadá às 16h. Sérvia x Bélgica encerrará a primeira rodada, a partir das 18h30.