Araraquara divulga Estatística Criminal no primeiro semestre de 2011

Dados foram apresentados pela Secretaria de Segurança Pública Municipal

02/08/2011 - 03h08

Foram apresentados na tarde desta segunda-feira, dia 01, dados referentes à estatística criminal no primeiro semestre de 2011. “Em se tratando de segurança pública e índice criminal, Araraquara, de certa forma, está em uma situação privilegiada, com um índice criminal mais aceitável e mais baixo que várias outras cidades paulistas, nas mais variadas formas comparativas”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Eli Schiavi.
O dados passados por ele foram levantados junto ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública, em seu site oficial (www.ssp.sp.gov.br.), que está divulgando mensal e trimestralmente o resultado final do índice de criminalidade de todos os municípios do estado. 
Trata-se de uma divulgação pioneira que ajudará todos os órgãos de segurança no monitoramento do aumento ou diminuição do índice criminal em cada cidade paulista, inclusive na Capital e Grande São Paulo.
Para um melhor entendimento sobre o resultado da pesquisa, torna-se necessário alguns esclarecimentos de ordem técnica e jurídica. 
Crime doloso é quando o autor quer de fato o resultado, isto é agiu de propósito, como no caso de um roubo ou de um estupro, enquanto que no delito culposo o agente não queria praticar o crime, mas agiu com imprudência, negligência ou imperícia e por isso o fato ocorreu como são os casos de acidentes de trânsito. 
Também existe uma fundamental diferença entre FURTO e ROUBO. Ambos visam uma vantagem financeira, mas o roubo é bem mais grave, pois neste existe a prática de uma violência física ou grave ameaça contra a pessoa, enquanto que no furto ocorre somente subtração do objeto, sem violência ou ameaça. Por sua vez o chamado “latrocínio” é quando em um crime de roubo a vítima é assassinada.É certo que nenhum administrador público, em sã consciência, poderá aceitar de forma pacífica a ocorrência de qualquer tipo de violência. 
Em Araraquara todos os órgãos policiais, além de várias Secretarias Municipais, dentre as quais a Secretaria Municipal de Segurança com suas coordenadorias da Guarda Civil e da Defesa Civil, sob a coordenação direta do Prefeito Municipal, Marcelo Fortes Barbieri, vem se empenhando ao máximo para que a criminalidade diminua de forma contínua, visando alcançar um índice aceitável.
Jamais para servir de conformismo ou acomodação, pois, como já dissemos, ninguém, principalmente o Poder Público, deve se conformar com qualquer tipo e quantidade de violência, mas à titulo de informação e de incentivo para que todos se empenhe cada vez mais na busca de uma melhoria continuada, observamos que em comparação com outras cidades do interior paulista com população semelhante, como São Carlos e Rio Claro, nossa querida Araraquara está em situação privilegiada.O índice populacional é bem semelhante, pois enquanto Araraquara conta com 208 mil, São Carlos possui 221 mil e Rio Claro 186 mil habitantes. Em várias modalidades de crimes Araraquara apresenta um índice bem menor.
Analisando os números acima, obtidos da estatística estadual, observa-se que com relação ao tráfico de drogas a polícia araraquarense efetuou um maior número de prisões, (um total de 130, enquanto que em São Carlos foram 69 e Rio Claro 58), o que vem confirmar um maior combate à criminalidade.  

Ainda à título comparativo, observamos o seguinte:
- Americana, com 210 mil habitantes, teve no mesmo semestre, 99 roubos de veículos, 657 furtos de veículos e 459 roubos diversos, que são os praticados em residências, estabelecimentos comerciais, pedestres;
- Indaiatuba, com 201 mil habitantes, teve 202 furtos de veículos e 66 roubos de veículos, além de 346 roubos diversos;
- Araçatuba, cidade mais interiorana e com 181 mil habitantes, teve 23 tentativas de homicídio, 29 roubos de veículos e 147 furtos de veículos;
- Araras, cidade com 119 mil habitantes, teve 171 furtos de veículos e 16 roubos de veículos, também ambos superiores à nossa Araraquara;
- Sertãozinho, com 110 mil habitantes, teve 141 furtos de veículos e 16 roubos de veículos.
De tal forma, jamais demonstrando conformismo, pois o ideal é a total inexistência de violência, concluímos que estamos vivendo em uma cidade com índices mais animadores do que os de outros tempos e de outras cidades. Enaltecemos o empenho de todas as forças de segurança do município, como a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, entre outras, a quem esperamos que sirva de estímulo para continuar aprimorando o combate à criminalidade.
Mas também temos que elogiar e enaltecer o Poder Público Municipal como um todo, na pessoa do Prefeito Marcelo Barbieri, pois que a real melhoria da educação, da promoção social, da saúde e de várias outras áreas do município, como o incentivo ao esporte, o desenvolvimento econômico, e urbano, cuidados na iluminação pública, um melhor índice do emprego, tudo vem auxiliar na melhoria do padrão de vida das pessoas e, consequentemente, na menor incidência criminal, pois que um povo feliz comete menos infrações penais.
São todos esses índices, inclusive o de segurança pública, que os grandes empresários usam ao escolher um local para instalação de suas empresas, o que vem melhorar ainda mais o índice de satisfação e bem estar da população, com a geração de novos empregos e o desenvolvimento geral.Vamos todos continuar nos empenhando ao máximo para prestar ao povo araraquarense um serviço público de excelente qualidade.
Eli SchiaviSecretário Municipal de Segurança Pública