Antes da Copa Brasil de futebol feminino, Bia agradece incentivo de Edinho

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/08/2011 - 03h11

Antes de embarcar para a Copa Brasil de Futebol Feminino, Beatriz Zaneratto João, a meio-campista Bia, esteve no Diretório Estadual do PT de São Paulo para entregar ao presidente e deputado Edinho Silva uma camisa autografada da Seleção. Segundo a jovem de 17 anos, o gesto é um agradecimento pelo incentivo dado pelo então prefeito de Araraquara quando ela havia desistido da carreira. “Você acreditou e fez a diferença! Valeu Edinho”, diz a dedicatória na camisa 9.
Segundo o parlamentar, Bia sempre demonstrou muito talento com a bola. Nas aulas das Escolinhas de Esportes - programa de inclusão social por meio de atividades físicas ampliado durante o Governo Edinho em Araraquara - a jogadora, ainda com 13 anos, já se destacava e mostrava que o futuro nos gramados seria promissor. 
Contudo, Bia teve momentos de dúvidas e partiu para o vôlei na esperança de jogar num esporte de maior visibilidade. Segundo ela, foi neste momento que Edinho foi fundamental para sua carreira. O então prefeito ligou na casa da atleta e a incentivou a voltar a jogar futebol. 
“Era o mínimo que podia fazer. Ela tem um grande talento e não podia desistir. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo futebol feminino, sempre apostei no seu crescimento, na sua carreira. Hoje, fico muito orgulhoso ao vê-la viajando pelo mundo com a Seleção nacional, ao lado de Marta, a melhor do mundo”, afirma Edinho. 
Na avaliação do deputado, o futebol feminino brasileiro cresceu muito no último período e se destacou no mundo com jogadoras como Marta, e agora, as revelações Bia e Thaís. Os patrocinadores têm aparecido e talentos como Bia conquistam cada vez mais o apoio necessário. “A atleta é mais umas das personalidades talentosas que levam o nome de Araraquara e do Brasil para os quatro cantos do mundo” enfatizou o deputado. Após o encontro com Edinho, Bia seguiu para Pernambuco, onde joga pelo time montado pelo técnico da seleção brasileira Kleiton Lima para a disputa da Copa Brasil.

Esporte e inclusão
Durante o Governo Edinho Silva, o esporte passou a ser encarado como um instrumento eficaz no combate à exclusão social e na construção da cidadania. Prova disso foi o salto quantitativo e qualitativo do programa Escolinhas de Esportes, que em 2000 tinha em seu cadastro 1.500 crianças de 06 a 16 anos e, em 2008, eram mais de 5.500. 
Outros programas mostraram também a evolução do esporte araraquarense como o Saúde nas Praças, com ginástica chinesa e monitorada, envolvendo mais de 1.200 pessoas; o Projeto Prata das Casa, com mais de 50 equipes disputando campeonatos estaduais e Ligas e o Projeto Esporte para Deficientes com equipes de competição de natação e atletismo e equipes de lazer de capoeira, tênis de mesa e basquete sob rodas. “Penso que as práticas esportivas desempenham um papel fundamental no cotidiano das crianças, jovens e idosos, não só pelos benefícios físicos e disciplinares que trazem, mas principalmente pela porta de entrada que representam para o acesso às demais políticas sociais”.
Dezoito bairros da cidade, antes carentes de estruturas esportivas, foram contemplados com áreas de lazer, muitas delas reivindicadas no Orçamento Participativo. Na administração Edinho foi construído o novo Estádio Municipal no Botânico, reformado o Parque Aquático da Fonte, construído o Circuito de Rodas do Pinheirinho. Também foi na sua gestão que o Estádio Fonte Luminosa, que poderia ir a leilão, foi municipalizado e recebeu investimentos de R$ 25 milhões, sendo R$ 20 milhões do governo federal para sua modernização. O Estádio passou a ser a Arena da Fonte, 100% coberta e nos padrões FIFA. “Eu acredito no esporte. É um instrumento não só de desenvolvimento econômico, geração de emprego, mas principalmente um instrumento que tem uma capacidade enorme de romper com o ciclo da exclusão social e da miséria”, defende Edinho.