Morada lidera transporte de suco de laranja tipo exportação

Empresa movimenta 40% do suco que sai dos portos do país; meta é abocanhar fatia ainda maior do mercado

Fotógrafo: João Pires/LBF
03/08/2011 - 02h11

A safra da laranja ainda colhe os primeiros frutos da temporada 2011, mas o período já é de otimismo para uma das principais empresas do país especializadas no transporte do suco para exportação. Responsável pela logística de 40% do suco de laranja que vai para o mercado externo, a Morada Transportes deverá atingir neste ano a marca de 800 mil toneladas do produto transportadas, volume 25% superior ao montante que deslocou para os portos em 2010.
Para continuar ocupando o posto de líder no ranking dessa modalidade de transporte, a empresa paulista montou uma estrutura digna de sua representação no mercado: durante a safra (que se estende de maio a janeiro), os caminhões da transportadora fazem, em média, 85 viagens por dia, totalizando cerca de 1,8 milhão de quilômetros percorridos por mês. “Essa operação envolve mais de 200 motoristas e 110 carretas. Todos os equipamentos são monitorados por um avançado sistema de rastreamento e telemetria, que funcionam 24 horas por dia em sete dias da semana”, relata o diretor executivo da Morada, André Leopoldo.
Com uma carteira de clientes que inclui os principais produtores de suco de laranja do Brasil, a empresa tem como uma de suas metas aumentar ainda mais a participação no mercado de cítricos. Para isso, a transportadora investe pesado: a injeção de capital nos últimos dois anos na aquisição de novos equipamentos, sistemas de segurança e material humano foi de R$ 45 milhões.

Procedimentos
Por ser um alimento perecível, o suco de laranja possui um tempo máximo para chegar ao Porto de Santos, o que exige uma série de cuidados antes, durante e depois do transporte. Além de contar com equipamentos térmicos e dedicados, as viagens são acompanhadas 24 horas pela equipe de logística, o que permite manter a qualidade e a temperatura ideal do produto. “A empresa atingiu ao longo dos anos um elevado grau de especialização no transporte de cargas especiais. Com isso, ganhamos alta produtividade, afastamos riscos, garantimos a integridade física do produto e a satisfação do cliente”, destaca Leopoldo.

Sobre a Morada
Fundada em Araraquara (270 km de São Paulo) em 1962, a Morada se especializou no transporte de cargas especiais. Além do suco de laranja, a empresa também tem grande representação no transporte de combustíveis, gases, commodities como o açúcar, entre outros. Atualmente a companhia emprega 530 colaboradores – 400 dos quais são motoristas - e conta com uma frota composta por mais de 600 equipamentos adaptados para cada tipo de produto transportado. Em 2012, a Morada completa 50 anos.