I Seminário de Enfretamento ao Crack e demais Drogas de Araraquara e Região será esta semana

Autor: Thiago Diniz
03/08/2011 - 02h13

O 1º Seminário de Enfrentamento ao Crack e demais Drogas de Araraquara e região, acontece no dia 5 de agosto, no Auditório da UNIP, na Av. Alberto Benassi, 200 - Parque das Laranjeiras. O evento é aberto para autoridades, profissionais da área de Saúde, conselheiros municipais, lideranças comunitárias, religiosas, especialistas e sociedade civil. A iniciativa é dos conselheiros que participam das reuniões ordinárias mensais, que vem de acordo com os objetivos do Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara – COMAD, de realizar e deliberar propostas de políticas públicas efetivas para o Município referente ao problema das drogas. 
Já está confirmado a presença do Prof. Ronaldo Laranjeira representante da Universidade de Álcool e Drogas – UNIAD; Sr. Mauricio Landre Diretor da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas -  FEBRACT; Dr. Reinaldo Correa da Delegacia da DENARC, representando o Conselho Estadual Antidrogas – CONED; Rosangela Ribeiro representante da Confederação Nacional dos Municípios - CNM que apresentará pesquisa recente referente a geografia do crack no Brasil; e representante da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, dentre outros.
Segundo o Presidente do CONAD, Prof. Marcio William Servino, há cerca de três meses, na reunião de abril, os conselheiros decidiram pela necessidade da realização do Seminário, e tem se reunido periodicamente para sua elaboração. “As resoluções dos conselheiros precisam ser executadas e para isso é necessário dispor do tempo de trabalho e interesses pessoais de cada um, para que algumas de nossas idéias possam ser postas em prática. A questão da dependência de sustâncias psicoativas exige uma abordagem multidisciplinar e está imersa numa problemática complexa, que não pode ser resolvida com soluções mágicas e muito menos com hipocrisia. Exige empenho, uma boa dose de perseverança e deve ser abordada com um mínimo de realidade e pragmatismo”, argumenta. Prof. Marcio salienta ainda, que o COMAD, pretende com a realização deste evento, sensibilizar e conscientizar profissionais e sociedade civil quanto ao assunto em Araraquara e região, com palestrantes e convidados de renome, representantes de entidades e órgãos conceituados no assunto referente às drogas. “Araraquara assim como a região infelizmente não esta isenta do contexto das grandes cidades, se considerarmos as inúmeras prisões e apreensões feitas decorrentes das drogas.
Eventos como este infelizmente são mais realizados na capital ou em cidades próximas o que de certa forma gera um aspecto como se o problema não existisse no interior.
Ele existe sim, e o que pior, de forma alarmante. Isso faz com que tenhamos a necessidade de se fazer presentes com a efetivação de mais eventos e ações especificas ao problema das drogas”, conclui. 

Programação:
08h00 às 08h30 – Confirmação das inscrições e entrega de material.
08h30 às 09h00 – Cerimônia de abertura

O COMAD, foi criado em 18 de outubro 2001, pelo decreto Lei nº5.698, e formado por vinte e seis conselheiros e suplentes, representantes de diversos setores da sociedade, que trabalham em setores e órgãos públicos, universidades, clubes de serviço, empresas privadas e organizações e entidades não governamentais. Comissão organizadora: Comissão executiva do COMAD, Presidente Prof. Marcio William Servino, Vice-Presidente Dr. Lincoln José Guidolin, 1º Secretaria Sra. Eliana Aparecida David de Goés, 2º Secretario Sr. Davi Fante, demais conselheiros, representantes das Comunidades Terapêuticas e convidados da sociedade civil. Casa dos Conselhos telefone (16) 3322-0916, (16) 3332-0343 ou (16) 9738 -1329.