Novo prédio será inaugurado no sábado, às 11h, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Fotógrafo: João Pires/LBF
12/04/2011 - 03h59
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta sexta-feira (15), o Pronto-Socorro (PS) da Vila Xavier fechará suas portas e não prestará atendimento por conta da mudança para o novo prédio, que será inaugurado no sábado (16) com o nome Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Rua José do Patrocínio, s/nº.
A secretária de Saúde, Regina Barbieri, ressalta que os atendimentos não serão prejudicados. “A população da Vila Xavier e arredores será normalmente atendida no Pronto-Socorro da Vila Melhado, que contará com reforço para suprir a demanda”, frisa.
A inauguração da UPA da Vila Xavier está prevista para às 11h do dia 16, quando começam os atendimentos à população.
UPA 24h
O novo Pronto-Socorro prestará atendimento 24 horas para os cerca de 65 mil moradores da grande Vila Xavier.
Com 950 m² de área construída, a UPA da Vila é uma parceria entre Prefeitura de Araraquara e Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
O investimento é de mais de R$ 1,5 milhão, em recursos federais e municipais. O Ministério da Saúde também destinará uma verba mensal para o custeio da unidade.
Melhorias
Além do espaço, bem maior do que a atual sede do PS da Vila Xavier, a UPA 24h traz uma nova proposta de atendimento, que incorpora a humanização e a valorização do paciente.
O prédio tem uma arquitetura moderna, que favorece a ventilação e iluminação natural. O projeto é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e segue todas as determinações do Ministério da Saúde.
Dentre as melhorias da nova estrutura, destaque para a sala de Raio X 24h e o setor específico para atendimento de pediatria, com brinquedoteca na sala de espera. A Prefeitura também investiu na compra de mobiliário.
De acordo com a secretária de Saúde, a UPA da Vila Xavier vai contar com toda a estrutura que hoje é oferecida no principal Pronto-Socorro da cidade, o da Vila Melhado. A unidade vai realizar o pronto atendimento ambulatorial com serviço de urgência e emergência, dispondo de toda estrutura para prestar os primeiros atendimentos em casos graves, com áreas de semi-internação para crianças e adultos separadamente.