Mundial Juvenil Masculino: Brasil derrota Estados Unidos e vence a primeira no Maracanãzinho

Nesta quarta-feira, brasileiros duelarão contra a Bulgária

Fotógrafo: João Pires/LBF
03/08/2011 - 02h27

Depois da derrota inesperada para o Japão na estreia, o Brasil se recuperou no Campeonato Mundial Juvenil masculino de vôlei. Nesta terça-feira (02), no ginásio do Maracanãzinho, a seleção brasileira, comandada pelo técnico Leonardo de Carvalho, alcançou a primeira vitória na competição, ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25/19, 21/25, 25/23 e 25/19), em 1h46 de jogo. 
Com o resultado, o Brasil está na segunda colocação do grupo A, atrás apenas do Japão. Nesta quarta-feira, a partir das 18h30, pela terceira rodada da primeira fase, o time verde e amarelo enfrentará a Bulgária, que ainda não venceu na competição. Uma vitória classificará a equipe para a segunda fase. Antes, às 16h, Japão e Estados Unidos medirão forças. A entrada para as partidas é gratuita. 
A vitória mostrou um poder de superação do time brasileiro. Além de ter estreado em casa, com derrota, a equipe teve o desfalque do líbero Guilherme Kachel. O atleta sofreu uma torção no tornozelo direito e só retornará ao time na próxima fase. O ponteiro Hugo foi improvisado na posição. 
Esta foi a primeira vitória do Brasil na luta pelo pentacampeonato mundial. Atual campeã, a equipe subiu ao lugar mais alto do pódio nas edições de 93, 01, 07 e 09."Foi um jogo muito difícil. Prevaleceu a garra e o coração. Tenho certeza que contra a Bulgária será ainda mais difícil. Valerá a classificação. Na estreia, faltou emoção e garra para nossa equipe. Hoje, foi totalmente diferente", afirmou o capitão Otávio, que marcou sete pontos. 
Apesar da derrota, o maior pontuador da partida foi o atacante norte-americano Sander, com 20 acertos. No Brasil, como na estreia, o ponteiro Lucarelli foi o destaque, com 19 pontos, sendo 18 de ataque. 

Fortes emoções pela frente

Leonardo Carvalho, técnico do Brasil, também destacou a postura brasileira em quadra. "Fomos surpreendidos pelo Japão na estreia. Hoje, jogamos muito melhor. A vitória era a nossa chance de continuar na luta pelo título. O time jogou de forma agressiva e encarou todas as bolas como se fossem a última da partida", afirmou o treinador. 
Satisfeito com o desempenho do time, o técnico Leonardo Carvalho acredita que a partida contra a Bulgária será ainda mais difícil. Apesar das duas derrotas do adversário, o treinador lembrou que a Bulgária é a atual vice-campeã europeia. "É um time fortíssimo e muito perigoso. Foi uma surpresa eles terem perdido para os Estados Unidos por 3 sets a 0. Será um confronto complicado. Teremos que mostrar em quadra todo o nosso voleibol", afirmou Leonardo. 
Para o treinador, a equipe sabe da responsabilidade que tem pela frente. "Este time sabe que tem a missão de manter o Brasil nos primeiros lugares como nos últimos anos. Além disso, estes jogadores também sabem que defendem um título, em casa, num templo do voleibol mundial, o Maracanãzinho. Se todos souberem lidar com essas situações que nos cercam vamos ter uma grande atuação. Amanhã, será um dia de fortes emoções", alertou Leonardo. 

O jogo
Um início de jogo equilibrado entre as equipes. Foi ponto lá e cá até o placar marcar 5/5. O Brasil conseguiu uma pequena vantagem e chegou ao primeiro tempo técnico à frente: 8/6. No retorno, os americanos voltaram mais ligados e o duelo voltou a ter equilíbrio (10/10). Na sequência, os brasileiros, mais vibrantes, abriram 14/11 e forçaram o técnico dos Estados Unidos a parar a partida. A conversa do treinador norte-americano não foi muito proveitosa, o Brasil conseguiu manter o bom nível de jogo e, em um ataque do capitão Otávio, fechou a parcial em 25/19.
Após a derrota na etapa inicial, os americanos voltaram decididos para o segundo set e abriram 4/0. O técnico brasileiro parou o jogo, e a seleção conseguiu equilibrar mais a partida. Com uma bola de segunda do levantador Vitor e um bloqueio duplo de Matheus e Lucarelli, a equipe verde amarela diminuiu a diferença (8/7). A partir daí, o Brasil não conseguiu mais se manter próximo no marcador. O treinador Leonardo ainda promoveu duas substituições: o levantador Quaresma e o oposto Rafael entraram no lugar de Vitor e Luan, respectivamente. O Brasil não conseguiu se encontrar na partida e os norte-americanos continuaram dominando (12/19). Os brasileiros diminuíram a diferença para três pontos (21/24), mas não conseguiram impedir a vitória adversária por 25/21. 
No terceiro set, Brasil começou melhor e abriu vantagem: 8/5. Na sequência, os Estados Unidos empataram (8/8). A partir daí, a partida seguiu equilibrada. Com um ataque do ponteiro Lucarelli, o Brasil chegou ao segundo tempo técnico à frente: 16/15. No retorno, as equipes mantiveram-se niveladas até o fim da parcial. Com o Brasil atrás no placar (20/21), o técnico Leonardo parou o jogo. E a seleção virou (22/21) e comandou o placar no fim do set. Após um ataque do oposto Rafael, os brasileiros encerram o set em 25/23.
Apesar do equilíbrio no quarto set, o Brasil apresentou um melhor voleibol e conseguiu se manter à frente no placar em boa parte da parcial. Nas duas paradas técnicas, a equipe brasileira esteve à frente (8/6 e 16/14). Quando placar marcava 19/16 para o Brasil, o técnico norte-americano ainda parou o jogo na tentativa de reverter o resultado no marcador. Mas não resolveu. O Brasil, mais constante, fechou o set em 25/19 e selou a primeira vitória no Mundial. 

Japão surpreende mais uma vez
A seleção japonesa é a grande surpresa do Mundial Juvenil masculino realizado no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (02), os asiáticos alcançaram a segunda vitória. Mais uma vez, no tie-break e de virada. Depois de perder os dois primeiros sets, os japoneses reagiram e ganharam da Bulgária por 3 sets a 2 (20/25, 20/25, 33/31, 25/18 e 15/11), em 2h07 de jogo, no ginásio do Maracanãzinho. 
Na estreia, a equipe asiática superou o Brasil também por 3 sets a 2, depois de perder o primeiro set. O destaque da segunda vitória nipônica foi o atacante Dekita, que marcou 47 pontos - sendo 45 deles no ataque e dois no bloqueio. 
"Tivemos muitos problemas emocionais no início da partida. Mas apostamos em nossa defesa e conseguimos vencer a partida", afirmou Noriaki Sako, técnico japonês. Sobre a atuação do oposto Dekita, o treinador preferiu ser cauteloso. "Ele é um grande jogador. Os principais clubes do Japão estão de olho nele. Hoje, ele fez uma excelente partida. Tenho certeza que ele se transformará num excelente atleta, mas ainda precisa ser mais lapidado", avaliou. 
Já o treinador da Bulgária, Nikolav Jeliazkov, lamentou os erros no momento decisivo da partida. "O Japão mostrou muita personalidade e lutou o tempo intero pela vitória. Nosso time teve a oportunidade de fechar o jogo, mas não conseguimos. Espero que esse confronto seja uma boa lição para os nossos jogadores", afirmou técnico. 

Sérvia vira para cima do Irã
Depois de perder os dois primeiros sets, a equipe da Sérvia conseguiu uma virada impressionante, chegou à segunda vitória no Mundial juvenil e garantiu a classificação para a próxima fase da competição. Os europeus derrotaram o Irã por 3 sets a 2 (23/25, 22/25, 30/28, 25/28 e 15/13), em 2h18 de jogo, no ginásio do Caio Martins. 
Nesta quarta-feira, pela última rodada da primeira fase classificatória, a Sérvia enfrentará o Canadá, que ainda não ganhou na competição. O duelo será às 18h30. Antes, às 16h, Irã e Bélgica lutarão pela segunda vaga do grupo D. 

Bélgica vence a primeira
Depois de perderem os primeiros desafios, Bélgica e Canadá entraram na quadra do Caio Martins para lutar pela primeira vitória na competição no grupo D. Melhor para o time europeu: 3 sets a 0 (25/23, 25/22 e 25/17), em 1h16 de jogo. 
O belga Francois Lecat foi o maior pontuador do duelo, com 17 acertos - 14 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. 
"Ontem, fizemos um jogo muito ruim contra a Sérvia. Trabalhamos muito durante toda a noite para tentarmos melhorar. Conseguimos a vitória, mas ainda temos muito para fazer para conseguirmos uma vitória contra o Irã", afirmou Steven Vanmedegael, técnico da Bélgica. 
Nesta quarta-feira, a Bélgica enfrentará o Irã, a partir das 16h, no Caio Martins. Esta é a segunda vez que os belgas participam de um Campeonato Mundial. Na estreia, em 2009, na Índia, terminaram na sexta colocação. 

EQUIPES

BRASIL - Vitor, Luan, Lucarelli, Lucas Lóh, Bernardo e Otávio. Líbero: Hugo
Entraram: Matheus, Quaresma e Rafael. 
Técnico: Leonardo de Carvalho

EUA - Christenson, Crabb, Davis, Mochalski, Sander e Torres. Líbero: Cassiday
Entraram: Cook, Olbright e Taylor. 
Técnico: John Hawks IV

NÚMEROS DA PARTIDA 
BRASIL 
Ataque - 61
Bloqueio - 7
Saque - 4
Erros do adversário - 24

EUA
Ataque - 58
Bloqueio - 8
Saque - 2
Erros do adversário - 18