Usina Fortaleza é inaugurada em Araraquara

Durante inauguração da unidade, Marcelo Barbieri cita momento especial de Araraquara na criação de novos postos de trabalho

Fotógrafo: João Pires/LBF
03/08/2011 - 02h36

Na companhia de dirigentes da empresa de várias partes do Brasil, e de autoridades políticas e empresariais da cidade e região, o prefeito Marcelo Barbieri participou, na manhã dessa terça-feira (2), da solenidade que marcou a inauguração da Usina Fortaleza em Araraquara.
O prefeito voltou a ressaltar a importância da instalação da Fortaleza no município. “Tem um enorme significado esta inauguração no mês em que Araraquara completa 194 anos. Por isso temos muito a comemorar”, disse Marcelo.
Detentora de 75% do mercado nacional no setor e líder no País em rejuntamento e argamassa de sobreposição, a empresa tem capacidade para produzir até 25 mil sacas de argamassa por dia em Araraquara, ou uma saca a cada dois segundos.
Marcelo também ressaltou a qualidade de produção da empresa, que se “destaca pela alta tecnologia e pela preocupação com as causas sociais e ambientais do município”.
O gerente nacional da Fortaleza, Maximiliano Freire, enalteceu a “pujança de Araraquara e a acolhida da Prefeitura e da Câmara Municipal”, que culminaram na instalação.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, o Boi, elogiou a "ação conjunta do Executivo e do Legislativo" araraquarenses que permitiu a confirmação da empresa no município.
Também o vereador Carlos Nascimento elogiou a postura do prefeito Marcelo pela instalação. Como o prefeito, Nascimento destacou a responsabilidade ambiental da Fortaleza em Araraquara.  

Forças conjuntas 

O prefeito Marcelo ainda elogiou a parceria da Fortaleza com o Senai, que, a exemplo da parceria com a Prefeitura, possibilita a qualificação da mão de obra.
“Araraquara vive um momento muito importante e especial na economia, com a geração de milhares de empregos, e o mercado exige essa qualificação profissional”, acrescentou Marcelo, que agradeceu o apoio da Câmara Municipal ao seu governo.
Naum Lopes, gerente regional do Interior, confirma que Araraquara é a segunda unidade da Fortaleza no Estado paulista – a sede fica em Barueri, na Grande São Paulo, e a previsão é que até novembro seja inaugurada a unidade de São Roque.
Já o gerente regional de São Paulo-Capital da empresa, Alexandre Vaz Lima, prevê que até março de 2012 seja inaugurada a quarta unidade, no município de Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro.
Empresa 100% brasileira, a Usina Fortaleza Argamassas e Revestimentos atua no mercado desde 1969. Com quatro fábricas próprias, sete fábricas terceirizadas e nove centros de distribuição, além de pontos de venda espalhados por todo o país, a empresa também vende seus produtos para a  Argentina, Uruguai, Colômbia, Angola e África do Sul.
Em Araraquara, a unidade fica às margens da Rodovia Washington Luís, no km 279,5, no Bairro Recreio Campestre, próximo ao Posto Pau Seco.


Convidados especiais
A convite da direção da empresa, na abertura da solenidade, 28 alunos da EMEF Henrique Scabello, dos 60 integrantes da ‘Família Afro Som’, projeto ligado à Secretaria Municipal da Educação, fizeram três apresentações especiais, incluindo a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Também participaram da solenidade os vereadores João Farias, Lucas Grecco, Elias Chediek, Márcia Lia e Édio Lopes; a maioria do secretariado do prefeito; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; o presidente da Câmara Municipal de Matão, Agnaldo Navarro; o diretor do Senai Araraquara, Paulo Sassi; além de outros empresários e colaboradores da empresa, e de representantes do governo.