Galo anuncia que cidade terá Academia da Saúde

Programa do Governo Federal deve ser instalado ao lado de um PSF

04/08/2011 - 03h37

Lançado em 2010 pelo Governo Federal como parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de incentivar a população a adotar hábitos saudáveis em seu dia a dia, o Programa Academia da Saúde, finalmente, será implantado em Araraquara.
A boa notícia chegou à cidade através do vereador Fernando Cesar Câmara, o “Galo” (PV), que anunciou ter conseguido uma emenda de R$ 180 mil em Brasília para a viabilização do projeto. O dinheiro foi obtido com o deputado federal Ricardo Izar (PV), parlamentar responsável pela conquista junto ao Ministério da Saúde.
Falando sobre o assunto, Galo explicou que o projeto estimula a criação de espaços adequados para prática de atividade física e de lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Recife, Aracaju e Belo Horizonte.
“Esses programas buscaram eliminar barreiras como, por exemplo, a inexistência de espaços públicos de lazer que diminuem a possibilidade de acesso as práticas corporais pela maioria da população”, explicou.

Como funciona 
O programa Academia da Saúde prevê a implantação de infraestruturas, denominadas polos, que possuem espaços para realização de atividades individuais e coletivas, e equipamentos para alongamentos e outras atividades físicas e de lazer, com a orientação de profissionais qualificados. As atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato.
Também podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc.).
“Essas áreas são atrativas para pessoas idosas, mas podem ser utilizadas como complementar das atividades recreativas com crianças. O importante, porém, é que a iniciativa visa combater a vida sedentária de grande parte da população, combatendo o surgimento de doenças que advêm deste comportamento”, disse Galo.
O vereador destacou ainda que já passou a boa notícia ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), a quem a conquista levou bastante entusiasmo. “O prefeito já contatou a Secretaria Municipal da Saúde e disse que até o dia 15 de agosto a cidade já estará cadastrada no projeto, que deve ser construído ao lado de um dos Postos de Saúde da Família (PSFs) do município”, afirmou Galo.