Conferência debate consolidação da assistência social

04/08/2011 - 03h49

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social começou na tarde dessa quarta-feira (3), em Araraquara. Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”, o evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A Conferência termina nesta quinta (4).
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, que na cerimônia representou o prefeito Marcelo Barbieri, ressaltou que a Conferência é o espaço para a discussão de novas estratégias para viabilizar a assistência social como política de direito.Porsani destacou ainda os avanços da Secretaria desde o início do governo do prefeito Marcelo. “Foram inúmeras conquistas desde 2009. Possuímos uma rede SUAS respeitada, investimos em estrutura, recursos humanos, capacitação e programas”. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social que acaba de ter a lei sancionada pela Presidência da República.
Araraquara conta atualmente com seis unidades do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, duas unidades do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Espaço Kaparaó, Programa Reciclando Vidas, Programa Muda Garoto, Casa Transitória, além de diversos projetos desenvolvidos com recursos do governo federal e estadual. 

Participação 
O vereador Elias Chediek, representando a Câmara Municipal, também reforçou a necessidade de participação dos usuários e profissionais da área durante a 8ª Conferência. “Com participação ativa é possível realizar muitas mudanças, o que já vem acontecendo nos últimos dois anos e meio”, disse o vereador. 
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Aere Pedro Antonio, acrescentou que por meio de Conferências, a assistência social já conquistou muitos avanços, entre eles, o próprio SUAS. “Agora, teremos a oportunidade de definir diretrizes que irão colaborar para a consolidação do Sistema. Nesse sentido, os usuários se tornam referência, pois podem contribuir com sugestões para a melhoria do atendimento e serviços”, comentou.
Já para a coordenadora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Regina Beretta, um dos mais importantes desafios da assistência social está em “romper o vínculo entre assistência e pobreza e entender a questão da vulnerabilidade social”.
O primeiro dia da 8ª Conferência contou ainda com a palestra de Israild Giacometti, docente aposentada da Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Unesp de Franca, que abordou o tema principal do evento.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, prestigiou o evento, além de secretários municipais, autoridades e convidados.
Nesta quinta-feira (4), a Conferência continua, a partir das 8h, no auditório da Unip. Serão votadas as propostas que o município poderá defender na Conferência Estadual e eleito os delegados da sociedade civil e do poder público para a etapa regional.
Durante o evento, participantes de projetos do CRAS do Hortênsias, Selmi Dei e Vale do Sol estão expondo os produtos confeccionados nas oficinas de artesanato e culinária.