Mobilização defende os direitos da pessoa com deficiência

Ato, em frente à sede da Prefeitura, teve presença do prefeito Edinho nesta sexta-feira (25)

25/08/2017 - 20h25

Cidade

Um ato em defesa dos direitos da pessoa com deficiência contou com presença de entidades de Araraquara e do prefeito Edinho, na manhã desta sexta-feira (25), em frente ao prédio da Prefeitura. 

A mobilização integra a “Semana de Prevenção às Deficiências: direitos, necessidades e realizações”, realizada pela Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, pela Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos e por associações. 

“Toda vez em que a gente debate a questão da pessoa que vive com deficiência, a gente sobe um degrau na construção de uma nova consciência. O diagnóstico da pessoa com deficiência é importante, porque muitas vezes diminui a sequela e ajuda na qualidade de vida”, disse Edinho. 

“O maior desafio das pessoas que vivem com deficiência é o preconceito. A sociedade não abrir as portas, não entender a necessidade da inclusão. Que a gente construa uma cidade que seja exemplo para as pessoas que vivem com deficiência e sinalize para o Brasil inteiro que é possível garantir a inclusão”, afirmou. 

O prefeito ainda agradeceu o apoio das entidades. “O prefeito que governa uma cidade que tem as entidades que Araraquara possui é um prefeito que tem o seu desafio diminuído, porque governa com gente que quer construir uma cidade mais justa e humana.” 

A assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, também destacou a presença das lideranças das entidades. “A gente sabe do preconceito, mas estamos mostrando que somos capazes. Juntos, somos mais fortes”, afirmou. 

Para a coordenadora municipal de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, a mobilização mostra que a pessoa que vive com deficiência merece ser respeitada. “O fato de ter a deficiência não o torna incapaz. Essa união é importante para que as pessoas vejam e tenham outra postura.” 

Representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), da Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara), do Lar Nosso Ninho, da Ampara (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara), da Para-DV (Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual), do Grupo de Mães Guerreiras – Paralisia Cerebral e da Fundação Toque estiveram presentes na mobilização.