Jovens e adolescentes são tema de curso em Araraquara

05/08/2011 - 03h35

Com apoio e participação da Prefeitura, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo promove nesta sexta-feira (5), na Uniara – Centro Universitário de Araraquara, um dia de debates sobre menores em situação de vulnerabilidade social.
Aberto ao público em geral, o curso ‘Novos caminhos para a gestão dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes’ será realizado na Uniara, com a presença de diversos especialistas no assunto, defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos da própria Defensoria Pública.
Segundo Matheus Bortoletto Raddi, defensor público da Vara da Infância e da Juventude de Araraquara, o objetivo é debater com a sociedade o acolhimento institucional e as medidas socioeducativas envolvendo jovens e adolescentes em conflito com a lei. 
Com uma série de palestras, das 9h às 18h30, o curso debate, já na abertura, o tema ‘A importância da integração do sistema de Justiça na garantia dos direitos das crianças e adolescentes’, com o próprio Matheus Raddi e o juiz Sílvio Moura Sales, da Vara da Infância e Juventude de Araraquara.
Também será debatida a Lei 12.010 e suas implicações na gestão das unidades de acolhimento institucional, com o palestrante Diego Vale de Medeiros, coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
O curso contará, também, com as palestras de Claudio do Prado Amaral, professor-doutor da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, e de Leila Rocha Sponton, defensora pública e coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública paulista.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, e a gestora do Fundo Municipal da Assistência Social, Gizella Gomides, ambos da Prefeitura de Araraquara, também são convidados do evento.