Unidade de Araraquara foi pioneira no Brasil na aplicação da vacina Sabin. O SESA é um privilégio para a cidade, afirma o diretor Walter Figueiredo
Fotógrafo: Tetê Viviani
05/09/2017 - 18h56
Instalado há 70 anos pelo Estado e mantido atualmente pela Faculdade de Saúde Pública - USP, o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA) atua em dois prédios na mesma quadra da Rua Itália, entre as avenidas Duque de Caxias e Portugal. O da confluência com a Avenida Portugal é destinado ao atendimento à população e o outro, próximo a Duque de Caxias, abriga a área administrativa.
“Atuamos como uma unidade básica da rede municipal cidade e nosso território abrange a área central demarcado pelo espaço territorial entre as avenidas Sete de Setembro e Francisco Colturato e as ruas dos Libaneses até a Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa. Temos 17 mil pessoas em nossa responsabilidade e com um grande número de idosos, e por isso, implantamos um programa de atendimento domiciliar aos acamados ou com dificuldades de locomoção. O SESA é um privilégio para a cidade”, afirma o diretor técnico médico Walter Manso Figueiredo.
A confiança no SESA fica mais evidente durante as campanhas de vacinação contra a gripe, febre amarela, H1N1 e outras, quando muitos procuram espontaneamente a unidade na região central.
Outra missão fundamental do SESA é a responsabilidade pelas ações da Vigilância Epidemiológica. “Estamos em um momento calmo em relação a dengue, zika vírus e chikungunya, mas precisamos intensificar o controle do vetor considerando o período quente e chuvoso que está prestes a começar”, enfatiza o médico Figueiredo.
Com uma estrutura enxuta de 71 funcionários, o trabalho demanda intensa atividade desses profissionais, que segundo diretor técnico, busca o máximo de qualidade. O SESA, recentemente, recebeu melhorias com instalação de elevador, nova sala para vacinas e proteção no entorno do prédio com gradil.
Figueiredo também destaca o histórico de serviços prestados à população ao longo das sete décadas, tanto em relação às medidas de higiene e educação sanitária e aos grupos vulneráveis, como o controle da água tratada e distribuídas pelo Daae; a vacinação de cães; fiscalização quanto higiene dos ambulantes; controle de tratamento de água em piscinas de clubes sociais. Além do atendimento médico, exames laboratoriais de tuberculose, hanseníase, hepatite, meningites e demais, que abrangem 20 cidades da região.
Vale destacar que o SESA dispõe em seu quadro clínico dois médicos infectologistas, dois clínicos gerais, mais ginecologista/obstetra, pediatras, dermatologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
Pesquisa
Pioneira no Brasil, a unidade de Araraquara foi a primeira a aplicar a vacina Sabin, isso em 1962. A tradição de oferecer aprendizagem aos estudantes na área da saúde pública prossegue firme até os dias atuais e nessa semana em plena festividade dos 70 anos, o órgão iniciou as primeiras avaliações das crianças envolvidas no estudo sobre a obesidade na gravidez e na criança.
“Trata-se de um projeto de acompanhamento desde o pré-Natal e após o parto aos atendidos na rede pública de saúde e nascidos na Maternidade Gota de Leite. Já operamos o aparelho Pea Pod, adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa, onde avaliamos a massa corporal dos bebês”, relata a nutricionista Perla Argentato, do Coorte Araraquara.
A pesquisa coordenada pela doutora Patrícia Rondó, médica pediatra do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, visa entender os motivos da obesidade infantil.
Há três anos, o SESA, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical, da USP, e a Universidade Federal de Goiás, desenvolve uma pesquisa sobre a dengue voltada para crianças de 2 a 16 anos contemplando 3500 crianças. Por meio de um serviço de Call Center, os voluntários são visitados assim que comunicam ao SESA o estado gripal ou de febre. O material coletado é analisado, catalogado e investigado.
Em breve, o Boletim informativo do SESA com periodicidade trimestral irá informar aos profissionais da saúde sobre ocorrências das doenças infecciosas no Município.
Simpósio
O SESA, com apoio de universidades e da Prefeitura, promoverá o 1º Simpósio de Saúde Pública de Araraquara, no dia 21 de novembro deste ano, na Uniara. Os temas abordados serão as pesquisas em saúde pública com ênfase nas doenças infecciosas e a doenças crônicas.
Serviço:
Serviço Especial de Saúde de Araraquara
Local: Rua Itália, 1617 (Em frente a Praça Pedro de Toledo)
Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira
Horário: 7h30 às 15h
Telefone: (16) 3334-6000