Coordenador do 100 Cittá monitora curso em Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
05/08/2011 - 03h41

O coordenador do programa 100 Cittá, Antonio Maspoli, esteve em  Araraquara para uma visita de monitoramento do convênio celebrado entre a Prefeitura e a província de Torino na Itália. O convênio em questão faz parte do projeto “Combate à Violência Contra as Mulheres” (EVCM), que envolve uma rede internacional de cidades da Itália, Brasil, Argentina e Uruguai.
Araraquara, Recife (PE), Belo Horizonte, Contagem e Teófilo Otoni (MG) e Santos são as representantes brasileiras dessa importante rede, que tem por objetivo promover políticas voltadas às mulheres que se encontram em situação de risco social e econômico, em especial vítimas de violência doméstica. 
O projeto 100 Cittá destina recursos financeiros para a realização de cursos de sensibilização sobre as questões ligadas à violência doméstica, uma das principais causas de morte entre mulheres de todo o mundo. Os conteúdos ministrados no curso permitem à mulher o conhecimento de seus direitos e a retomada da autoestima, buscando sua reinserção no mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Elaine Quintiliano, o coordenador Antonio Maspoli cumpre protocolo de visitas em todas as cidades brasileiras que fazem parte do projeto. "O objetivo dessas visitas é acompanhar o andamento dos micro-projetos desenvolvidos pelas cidades parceiras e auxiliar nos encaminhamentos futuros", afirma. 
Na sexta-feira (29 de julho), a Prefeitura concluiu o curso sobre Direitos da Mulher, oferecido para cem mulheres e cem profissionais da rede pública de atendimento. 
Realizado em parceria com o Cedro Mulher, o curso foi composto por dez módulos que abordaram importantes temas sobre a realidade enfrentada por essas mulheres diariamente. A nova etapa do processo de valorização da mulher será desenvolvida a partir de um curso de capacitação profissional oferecido pela empresa Lupo.
O convênio para a realização deste curso foi assinado pelo prefeito Marcelo Barbieri e pela diretora-presidente da Lupo, Liliana Aufiero, no dia 1º de julho último. Pelo acordo, a Lupo oferecerá capacitação para cem mulheres inseridas no 100 Cittá, firmado em 2009 entre a Prefeitura e o governo da Itália.
“Ao mesmo tempo em que combate a violência doméstica, este acordo oferece a oportunidade de inserção destas mulheres no mercado de trabalho, inclusive na própria Lupo”, ressaltou o prefeito Marcelo, após a assinatura do convênio. 

Determinação 
Edna Martins, presidente do Cedro Mulher e do Conselho Municipal de Direito das Mulheres de Araraquara, destaca as ações da atual administração municipal voltadas para a causa das mulheres na cidade. “As políticas públicas promovidas pelo prefeito Marcelo também foram fundamentais para a inclusão de Araraquara entre as cidades inseridas no projeto do 100 Cittá”, reforça Edna.
O 100 Cittá é um programa de cooperação internacional promovido pela cidade de Torino, que representa a ANCI - Associação Nacional de Prefeituras Italianas -, e a Província de La Spezia, esta representante da UPI (União de Províncias Italianas). O projeto  é desenvolvido em colaboração com a Presidência da República e a Frente Nacional dos Prefeitos.