Aluna da EMD vence concurso nacional de poesia

Amanda Farias Vasconcellos recebeu também dois dias em SP com a Cia Cisne Negro e assistiu à estréia do espetáculo no recém reinaugurado

Fotógrafo: João Pires/LBF
06/08/2011 - 01h09

A aluna do 6º ano da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD) da Prefeitura de Araraquara, Amanda Maria Farias Vasconcellos, é a campeã do concurso de poesia “Baobá”, realizado durante o ano de 2010 pela renomada Companhia de Dança Cisne Negro, de São Paulo, nas cidades do país onde o grupo se apresentou com a turnê que leva o nome do concurso. 
Como prêmio, a estudante de 13 anos, junto à gestora da EMD, Vivian Ibelli Tavares, e com a mãe Eliane Maria Farias Vasconcellos, acompanhou a Cia durante dois dias de ensaio na capital paulista e assistiu à estréia dos espetáculos Reflexos do Espelho, Sabiá, Abacadá e Calunga, no recém reinaugurado e portentoso Teatro Municipal de São Paulo.
Para Amanda, que pretende seguir carreira artística, vencer o concurso foi uma surpresa. “Quando fiquei sabendo do resultado fiquei feliz e surpresa, pois jamais poderia imaginar que a minha poesia venceria um curso com uma abrangência tão grande. Devo este prêmio a Prefeitura, que por meio da Escola Municipal de Dança nos dá a oportunidade de aprender várias modalidades no campo das artes”, contou a aluna.
“Os educadores da EMD foram fundamentais, pois motivaram todos os alunos a participar do concurso e nos deram todo o apoio na produção dos poemas. Em especial agradeço muito à professora de texto Márcia Castro, que incentivou e nos ajudou também na revisão das poesias”, destacou.
A estudante ressalta que a experiência do passeio em São Paulo foi “inesquecível”. “Fiquei impressionada com a beleza do teatro e feliz por ter presenciado a estréia do espetáculo. Pude conhecer de perto tudo o que acontece no dia-a-dia de bailarinos profissionais e estou encantada, foi maravilhoso. Hoje tenho a certeza da profissão que escolhi: serei bailarina”, afirmou Amanda. 
O prêmio, segundo a gestora da EMD, ajudará a estudante na carreira que pretende seguir. “Ter participado de toda a rotina de ensaios com a disciplina que exige uma companhia de dança, passar o dia observando os bailarinos, conhecendo as instalações, camarins, bastidores e todos os preparativos para a noite de estréia de um espetáculo deste porte, em um espaço tão nobre como é o Teatro Municipal de São Paulo, com certeza ajudará na formação profissional da Amanda”, afirmou Vivian. 
“Além disso, ela teve a oportunidade de acompanhar e conversar com Hulda Bittencourt, que além de diretora/fundadora da Cia é mestre em ballet e deu dicas valiosas para o aprendizado na dança. Estamos muito orgulhosos pelo merecido prêmio conquistado por ela, pois é uma aluna assídua, esforçada e sabe o que quer para o futuro”, acrescenta a dirigente da EMD. 

Concurso 
Amanda participou do concurso de poesias promovido pela Cisne Negro Cia de Dança no ano de 2010, após a vinda deles na cidade durante o Festival de Dança no mês de setembro. O espetáculo apresentado foi “Baobá” uma releitura da obra “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry.  
O tema da poesia era o homem e o futuro do planeta e o concurso foi aberto a todos que tivessem assistido ao espetáculo. A Cia fez apresentações em diversas cidades do Brasil recebendo muitas poesias durante o concurso.
“No início do ano a EMD recebeu a notícia que a aluna Amanda Maria Farias Vasconcellos do 6º ano, teria sido a primeira colocada do concurso, com a poesia: Planeta é Vida. Imediatamente ligamos para a casa dela e comunicamos. É um orgulho para nossa escola”, conta Vivian. 
A aluna recebeu como prêmio, além da viagem a São Paulo com todas as despesas pagas para acompanhar a Cia durante dois dias de ensaio e assistir à estréia nacional do espetáculo no Teatro Municipal, livros, CDs, DVDs, camisetas e uma cesta de produtos da Nestlé, uma das patrocinadoras do concurso.