Castração no Bela Vista bate recordes em atendimentos

Fotógrafo: João Pires/LBF
06/08/2011 - 01h24

Em parceria com a Prefeitura de Araraquara, a AAPA (Associação Araraquarense de Proteção Animal) e a Coordenadoria de Participação Popular (órgão da prefeitura) deram início ao projeto de castração dos animais no Assentamento Bela Vista, no último dia 22 de julho. Durante os três dias de atividades, foram atendidos cerca de 200 animais entre cães e gatos.
Segundo Adriana Mendonça Mattos, presidente da AAPA, até o momento cerca de 700 animais já foram atendidos pelo projeto de castração em toda a cidade. 
Ainda de acordo com Adriana, os serviços de castração são necessários para combater os malefícios de uma posse irresponsável do animal. “Além da operação para evitar-se a gravidez nos animais, instalamos micro chips que nos auxiliam, por meio de cadastro, a encontrar os responsáveis pelos animais em caso de abandono”, explica.
O coordenador de Participação Popular, Marcos Daniel, acompanhou os atendimentos da AAPA e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade. “A castração foi um pedido dos próprios moradores em uma das edições do Governo Popular nos Bairros”. 
Marcos também explica que a castração vai além do controle de quantidade de animais. “A população animal aqui no assentamento é bem grande. A castração, além de controlar o aumento do número de animais abandonados, também evita o surgimento de tumores”, conclui.